Os 5 Maiores erros dos Investidores

Nesse artigo você aprenderá quais são os 5 maiores erros dos investidores. Aposto que você comete ou já cometeu algum deles!

 

1)     Falta de conhecimento próprio

 

maiores erros dos investidores 1

Um dos maiores problemas é que os investidores não sabem como eles são nem o que eles querem. Isso faz com que acabem investindo em produtos que não são adequados para o seu perfil.

Algo que contribui para esse problema também é a falta de profissionais qualificados que distribuem produtos. Muitos deles vendem produtos que dão maior margem de lucro para si e não que estejam de acordo com o perfil e necessidades do cliente.

A melhor forma de contornar esse problema é você entender bem no produto que está investindo, realizar um planejamento adequado, ter bem estabelecido os seus objetivos e procurar formas de alcançá-los. Isso pode ser feitos através da leitura e pesquisa na internet. Recomendo o eBook gratuito se você estiver iniciando agora!

 

 

2)     Falta de conhecimento sobre investimentos

 

maiores erros dos investidores 2

No geral, as pessoas acham que a poupança é o investimento mais seguro, mas a verdade é que não sabem exatamente qual o risco de investir na caderneta de poupança e qual o risco dos outros tipos de investimentos. Existem vários argumentos que mostram que a poupança não é o investimento mais adequado e nem necessariamente o mais seguro.

O próprio CDB oferece risco semelhante ao da poupança e é muito mais interessante em várias situações. Os Títulos Públicos também são uma alternativa de investimento de baixo risco e poucas pessoas conhecem esse veículo.

As próprias Ações, consideradas investimentos de alto risco, se mostram extremamente rentáveis no longo prazo de acordo com os estudos feitos no mercado dos EUA. Para saber mais clique aqui.

 

3)     Agem com as manadas

 

maiores erros dos investidores 3

Por insegurança muitas pessoas agem de acordo com a manada. Isso é uma questão que vem dos nossos ancestrais, que acaba sendo algo de certa forma instintiva.

Para exemplificar melhor a situação, quando vemos um bando de pessoas correndo em nossa direção tendemos a sair correndo também. Fazemos isso porque achamos que tem alguma ameaça que está fazendo elas correrem e não queremos esperar para realmente ver o que está prestes a acontecer.

 

Nesse vídeo, que mostra umas pegadinhas japonesas, você pode observar a psicologia das massas em ação:

 

 

Você então vai me perguntar: “O que isso tem a ver com investimentos?”

Simples, as pessoas tendem a comprar quanto todos estão ganhando dinheiro, ou seja, quando as ações já subiram muito e provavelmente estão “caras”. Da mesma forma, quando a bolsa de valores cai e os preços estão atrativos, todos estão com medo e você acaba vendendo porque todos estão vendendo. Aquele momento poderia ser uma grande oportunidade para você comprar ativos a um preço acessível!

 

 

4)     Excesso de Confiança

 

maiores erros dos investidores 4

Muitos de nós não percebemos, mas temos excesso de confiança quando somos questionados sobre as nossas habilidades, ou seja, achamos que fazemos a atividade melhor que as outras pessoas.

Existem vários experimentos que demonstram isso. Existe um experimento que é muito interessante e ilustra essa situação:

  • Os pesquisadores comentam que dirigir é uma atividade arriscada e que requer uma certa habilidade para que a pessoa possa dirigir de forma segura. Então os pesquisadores perguntam para os indivíduos como eles acham que dirigem. O mais interessante é que de 80 a 90% das pessoas consideram que são mais habilidosas e dirigem melhor que a média.

Existem dezenas de outros experimentos feitos. Foi feito até um sobre o sucesso do homem com as mulheres e a maior parte respondeu que tinha resultados melhores que a média.

Um grande estudioso chamando de Daniel Kahneman, que é considerado um dos maiores entendedores das finanças comportamentais, comenta que o excesso de confiança está muito presente na comunidade dos investidores. Você pode observar que muitos acham que seus métodos são infalíveis e inquestionáveis. Muitos superestimam seus conhecimentos e acreditam que são capazes de controlar o mercado financeiro, o que no geral leva a um final trágico.

Ainda sobre o excesso de confiança, muitos investidores acham que conseguem ter resultados acima da média do mercado. Eles visualizam certos padrões e acham que eles irão repetir, gerando lucros acima da média. O maior exemplo disso são pessoas que acham que, se toda a vez que arriscarem 1 real para ganhar 2, elas terão sucesso. No entanto, não levam em conta questões probabilísticas.

Exemplo: Se apenas em 10% das vezes o indivíduo ganhar 2 reais e em 90% das outras vezes ele perder 1 real, o seu saldo será negativo. Isso ocorre porque

[0,10 x 2 + 0,90 x (- 1) = – 0,7]. No entanto, muitas pessoas não sequer pensam sobre isso.

Outros investidores, quando acham que tem a possibilidade de ter rendimentos acima da média de mercado, acabam comprando e vendendo demais ações ou qualquer outro ativo. Isso no geral leva a um grande gastos em custos operacionais.

Odean e Barber, dois estudiosos, descobriram que os investidores que mais faziam negociação tendiam a ter resultados piores o que parece um paradoxo, pois a pessoa que mais acompanha o mercado e faz mais operações não necessariamente é a que ganha mais dinheiro. O que de fato acontece é justamente o contrário. Outro fato interessante é que os homens tendem a ter resultados piores que as mulheres, por se acharem mais confiantes.

 

5)     Falta de disciplina

 

maiores erros dos investidores 6

Muitos investidores conhecem a si mesmo, conhecem os tipos de investimento adequados, não agem de acordo com as manadas, controlam seu excesso de confiança, mas não conseguem botar seu planejamento em ação.

Como em várias outras atividades, a disciplina é algo essencial para se ter sucesso. Um dos motivos pelos quais as pessoas não tem disciplina é por achar que a grama do vizinho sempre é mais verde. Mas o que eu quero dizer com isso?

Isso ocorre quando o investidor está executando seu planejamento de forma correta, mas num encontro de amigos ele descobre que vários deles estão ganhando muito dinheiro investindo na empresa ABCD4 (nome fictício). Dessa forma ele fica tentado a fazer o mesmo e fugir do planejamento. Acaba agindo como seus amigos, porque se tem uma coisa que é difícil é ver todo mundo ganhando muito dinheiro e você ficar fora dessa festa.

No entanto, é bem provável que, quando todos estão ganhando dinheiro fácil em algo, aquilo já tenha “dado o que tinha que dar”. A chance do investidor comprar esse papel a um preço extremamente alto é muito grande. Por isso, por mais que o investidor tenha conhecimento e um plano bem estabelecido, a disciplina é essencial para ele ter sucesso.

Lembre-se que quem tem mais sucesso não é quem sabe mais, mas sim aquele que faz melhor. As vezes as estratégias mais simples, “feijão com a arroz” e bem feitas são mais eficientes que os mais complexos algoritmos existentes no mundo das finanças. Busque o método KISS (keep it simple stupid) que será muito melhor que um método complexo que você não consiga ter disciplina para utilizar.

 

Gostou do artigo ou ficou com dúvidas? Deixe seu comentário abaixo!

  • Mais um excelente artigo Leonardo!

    • leorochaa

      Obrigado! Fico feliz que você tenha gostado! Abraço

  • Tiago Lucio

    Muito bom!! Teria algo sobre análise técnica?

    • Olá Tiago,

      Por enquanto não preparei nada sobre análise técnica, mas futuramente colocarei algo disponível para o pessoal que acessa o site!

      Abraço

  • Rubens Lima

    Excelente artigo, a disciplina é realmente a mais difícil. Muitas vezes fica complicado, colocar as contas em dia, limpar o nome e ter que investir/poupar.

    • Bom dia Rubens,

      O importante é começar desde cedo. Você pode criar recompensas para você mesmo quando conseguir cumprir as suas metas.

      Abraço,

      Leonardo Rocha