Onde Investir em 2016 – O Guia Completo

Nesse artigo, vou contar para você TUDO que você precisa saber sobre onde investir em 2016 com segurança e com ótimos retornos.

Antes de começar a ler esse artigo, quero que você esqueça os problemas financeiros que ocorreram na sua vida em 2015. O que passou, passou. Use suas energias para focar nas mudanças necessárias para fazer um ano de 2016 muito melhor.

Quero também que você faça o possível para implementar todas as dicas que irei passar para você. Não se esqueça de que conhecimento sem ser colocado em prática não serve para nada. Os seus resultados só serão diferentes se você tomar atitudes diferentes!

Vamos para o que interessa. Nesse artigo falarei sobre 3 tópicos:

  • Cenário econômico;
  • Organização financeira;
  • Investimentos.

Preparado? Então vamos nessa!

 

Cenário Econômico De 2015 e Perspectivas Para 2016

onde investir em 2016

O ano de 2015 foi caótico para a economia brasileira. Agora, para quem gosta de estudar sobre economia, nada de muito surpreendente ocorreu. Já para os leigos que entendem pouco sobre assunto e apenas escutam as notícias estamos vivendo uma crise gigantesca.

Por que muito do que aconteceu já era esperado?

Uma das coisas que aprendemos no curso de economia é que, quando a inflação não está sobre controle, podem ser adotadas basicamente duas medidas: ajustes fiscais e ajustes monetários. Para saber mais sobre esse assunto leia esse artigo.

Como não existe “oba-oba” na economia, uma hora a conta chega. Não existe uma forma de ficar distribuindo dinheiro de forma gratuita na economia (por meio de crédito barato) principalmente se for para pessoas que comprometem boa parte da sua renda em dívidas. Não é à toa que existe a famosa frase: “Não existe almoço grátis. ”

Meus amigos… A verdade é que a hora da conta chegou. Mas isso não é motivo para desespero e para usar de desculpa, algo que muitos de nós fazemos. Isso é motivo para tomarmos uma atitude e aproveitarmos as oportunidades que existem.

Se por um lado a alta nos juros (2015 fechou com 14,25% ao ano) prejudica as dívidas, por outro lado ela favorece as pessoas que estão investindo. A taxa de juros é nada mais nada menos que o preço do dinheiro na economia.

Dessa forma quem pega dinheiro emprestado paga mais, mas quem empresta dinheiro recebe mais! E aí que está o grande X da questão. Temos que nos organizarmos financeiramente para termos dinheiro para emprestar!

Se analisarmos o Relatório Focus, veremos que as expectativas de inflação para o final do ano de 2016 são de 6,87%. Isso significa que estão estimando que esses ajustes terão efeito para combater a inflação. No momento que ela estiver controlada, é provável que exista margem para ceder os juros novamente no futuro.

Outro fator interessante é que o Relatório Focus estima que a taxa SELIC média do período será em torno de 15,38%. Isso mostra que existem expectativas de juros ainda mais altos no período de 2016.

Novamente, 2016 tem tudo para ser um ano excelente para as pessoas que investirem em renda fixa.

 

O que mudar em 2016?

onde investir em 2016

Primeiro de tudo, temos que entender que resultados ruins vêm de atitudes ruins. Não existe milagre. Se você teve problemas financeiros na sua vida em 2015, é muito provável que seus hábitos e atitudes não foram bons. Por isso a primeira coisa que você deve fazer é revisá-los ao invés de ficar botando a culpa de tudo na economia e na crise.

Pare de dar desculpas e tome uma atitude se deseja ter resultados diferentes!

Você pode estar se perguntando agora: “Quais atitudes devo tomar então? ”

 

Organizar a sua vida financeira

onde-investir-em-2016-03

Organizar a vida financeira e ter sucesso não é muito diferente de emagrecer. A primeira coisa que temos que fazer é analisar a sua situação financeira atual, da mesma forma que um médico ou nutricionista faz quando recebe um paciente.

Para sabermos como está a nossa vida financeira atual temos que saber quanto dinheiro entra e quanto sai. Existem várias formas de se fazer isso. Você pode utilizar aplicativos de celular para anotar os gastos diários, uma vez que eles estão sempre à disposição, e para fazer seus relatórios mensais você pode utilizar planilhas.

Aqui no Quero Investir Agora nós fornecemos uma planilha gratuita para você que pode ser adquirida clicando aqui.

 

“Você precisa controlar o seu dinheiro ou a falta dele o controlará para sempre” – Dave Ramsey, escritor norte-americano.

 

Um dos maiores erros que as pessoas cometem é querer investir o dinheiro sem ter a vida financeira organizada. É o mesmo que ter um balde com furos enormes e querer botar água dentro dele. No final das contas irá sair mais água do que entrar.

Por esse motivo é essencial você ter a vida financeira diagnosticada. Quando eu falo em diagnosticada, quero dizer que você deve saber de alguns detalhes:

  • Quanto você ganha mensalmente;
  • Quanto você gasta mensalmente;
  • Quanto você gasta em suas despesas essenciais;
  • Quanto gasta em educação;
  • Quanto gasta em despesas extras;
  • Quando consegue poupar mensalmente.

No momento que você começar a fazer isso, verá que boa parte dos seus gastos são desnecessários e podem ser cortados. É normal algumas pessoas gastarem mais de 100 reais por dia apenas com pequenos gastos, que muitas vezes acabam não sendo contabilizados no orçamento.

Quando for colocar o seu salário na planilha, tome cuidado. Muitas pessoas colocam o valor bruto do seu salário e não o valor líquido que entra na conta. De acordo com o GuiaBolso as pessoas superestimam a renda em 6% conforme dito nesse link.

É importante também que seus gastos essenciais não ultrapassem 50% dos seus rendimentos. Se isso estiver acontecendo, busque reduzir o seu padrão de vida. O resto do seu dinheiro deve ser destinado a gastos extras, pagar dívidas ou poupar dependendo se você tem dívidas ou não.

Outra dica importante é evitar comprar parcelado nesse ano, uma vez que os juros estão elevados (estou me referindo a parcelamentos com juros). Se você não tiver desconto à vista e tiver a opção de comprar parcelado sem juros, opte por pagar parcelado. Matematicamente falando essa é a escolha mais sábia a se fazer.

Sobre as dívidas, evite usar juros rotativos do cartão, que podem chegar a 400% ao ano. Ao invés disso tente renegociar sua dúvida ou pegar um empréstimo pessoal (juros de 50% ao ano) para reduzir as dívidas do cartão de crédito.

Também é válido tentar negociar com a sua instituição financeira ou em feirões nos quais as empresas criam para negociar as dívidas.

Depois de aplicar essas dicas, você está pronto para passar para a próxima fase: aprender a investir.

 

Fazer o Dinheiro Trabalhar Para Você

onde-investir-em-2016-04

Nesse tópico vamos falar mais sobre os investimentos interessantes para 2016. É importante que você coloque em prática o que está aqui apenas depois de resolver seus problemas financeiros.

Caso contrário, não adianta investir o seu dinheiro se você não estiver financeiramente organizado e pagando dívidas altíssimas. Afinal, do que adianta pagar 2% de juros ao mês e ganhar apenas 1%? Não preciso nem responder…

Vamos ver agora um pouco sobre os diversos investimentos e se eles serão interessantes para o ano de 2016.

 

Poupança

onde-investir-em-2016-05

Nesse ano de 2016 a poupança dificilmente será um bom investimento, uma vez que em 2015 ela já teve rentabilidade real negativa e que em 2016 a expectativa de inflação para o final do ano é de 6,93 de acordo com o relatório focus do dia 8 de janeiro de 2016.

Se você tem dinheiro na poupança, recomendo que você busque alternativas. Nas próximas linhas irei comentar alguns investimentos que podem ser alternativas interessantes para 2016.

Gostaria de lembrar você de que a poupança não é o investimento mais seguro da economia. Então não existem motivos para investir todo o seu dinheiro nela em 2016. Uma parte até é válido para uma reserva de emergência, mas todo ou boa parte do patrimônio não.

 

CDB

onde-investir-em-2016-06

O CDB se torna uma alternativa interessante para a poupança no ano de 2016. Lembrando que ele pode ter rentabilidade pós-fixada (rendendo um percentual do CDI) ou pré-fixada (rentabilidade pactuada no momento da compra).

Existem CDBs com liquidez diária que podem ser interessantes como alternativa para reserva de emergência e também alguns que só podem ser resgatados na data de vencimento. Por esse motivo é muito importante que você verifique a liquidez dos títulos antes de comprar. Não se esqueça de verificar também as taxas cobradas para investir nesse produto.

Vale lembrar que o CDB conta com a proteção do fundo garantidor de crédito (FGC) que protege o investidor em até 250 mil reais por CPF e por instituição financeira.

Para saber mais sobre CDBs recomendo que você ler esse artigo.

 

LCI / LCA

onde-investir-em-2016-07

As letras de crédito imobiliário (LCI) e as letras de crédito de agronegócio (LCA) tornam-se alternativas interessantes em momentos de alta nos juros da economia. Uma das maiores vantagens desses investimentos são que eles são isentos de imposto de renda.

Isso não necessariamente torna eles mais rentáveis que os CDBs ou os títulos do governo, pois precisamos fazer alguns cálculos para ver se mesmo sem pagar imposto ele é ainda mais vantajoso.

As LCIs e LCAs CDB contam com a proteção do fundo garantidor de crédito (FGC) que protege o investidor em até 250 mil reais por CPF e por instituição financeira.

Para saber mais sobre esses investimentos clique aqui.

 

Títulos Públicos

onde-investir-em-2016-08

Os títulos públicos, ao meu ver, são uma das alternativas mais interessantes de investimentos que temos hoje na economia brasileira por vários motivos:

  • Alta rentabilidade;
  • Baixos custos para investir;
  • Permite que você comece com baixos valores (a partir de 30 reais);
  • Possui para os mais diversos perfis de investidor.

Enfim, a lista é longa. No ano de 2016 eles têm tudo para oferecer rentabilidades bem acima da poupança. Vale lembrar que os títulos públicos são considerados os investimentos mais seguros da economia.

Muitas vezes os leitores perguntam coisas do tipo: e se o governo der calote?

Se isso acontecer, ocorreria um caos econômico pelo seguinte motivo: Como os bancos são os maiores credores do governo, é muito provável que quem invista nesses bancos acabe sendo prejudicado por um calote do governo. Nesse caso, até mesmo quem tem dinheiro na poupança de um desses bancos seria prejudicado.

Para aprender mais sobre o tesouro direto clique aqui.

 

Mercado de Ações

onde-investir-em-2016-09

O mercado de ações sofreu fortes quedas nos últimos anos e pode estar oferecendo algumas oportunidades para quem sabe enxergá-las. No entanto, gostaria de lembrar o leitor que com essa alta taxa de juros que temos no Brasil, dificilmente teremos investimentos de renda variável que rendam, em média, mais que 16% ao ano.

A maior prova disso é que a bolsa de valores, ao longo dos anos, não conseguiu bater a renda fixa no Brasil. O nosso país possui uma das maiores taxas de juros do mundo, o que torna difícil que outros investimentos, como o mercado de ações, por exemplo, tenham rentabilidades acima da renda fixa brasileira.

Por esse motivo em 2016 o mercado de ações pode fornecer diversas oportunidades para quem sabe enxergar essas oportunidades. Conquanto, não é recomendado alocar muito do seu capital na bolsa de valores, já que a taxa de juros do Brasil é extremamente alta.

Lembre-se que quem ganha a corrida é a tartaruga e não a lebre. Um dos grandes segredos paras se ter sucesso nos investimentos não é ganhar muito, mas sim perder pouco.

Para saber mais sobre bolsa de valores recomendo ler esse artigo.

 

Mercado Imobiliário

onde-investir-em-2016-10

O mercado imobiliário tem oferecido oportunidades principalmente para quem tem dinheiro para comprar imóveis à vista. Como podemos observar no relatório da fipezap podemos perceber que houve uma desaceleração nos preços dos imóveis.

onde investir em 2016

Se observamos a tabela, no ano de 2015 o preços dos imóveis em média acumulou uma alta de 0,85%, número bem abaixo da inflação de 10,72% (valor aproximado da inflação do período de 2015).

De acordo com especialistas da revista você s/a existem basicamente 4 formas de você comprar seus imóveis.

 

Outlets de imóveis

 

São recomendados para quem já tem boa parte do valor do imóvel. Quem não tem todo o valor também pode se beneficiar, mas tem menos poder de negociação.

É provável que você consiga descontos de até 30%. No entanto, se a oferta não for muito boa, pode valer a pena deixar o dinheiro rendendo até você achar uma boa oportunidade.

 

Financiamento da incorporadora

 

Indicado para pessoas que tem pressa para se mudar. Possui menos burocracia que nas instituições financeiras, mas cobra-se juro mais alto (algo em torno de 12% ao ano + IGP-M) e tem prazo máximo de pagamento de 120 meses.

 

Financiamento bancário

 

É recomendado para quem tem pressa para comprar e não tem o capital necessário. Quando o crédito é aprovado ele é liberado em cerca de 40 dias e tem prazo máximo de pagamento de 35 anos pela Caixa econômica federal. No entanto, aprovar o crédito anda mais difícil e os juros subiram.

 

Consórcio

 

Recomendado para quem não tem pressa para comprar o imóvel. Também é menos burocrático, mas a taxa de administração precisa ser inferior a 20% para valer a pena. Um dos problemas que vejo é que fica difícil planejar a compra do imóvel uma vez que você não sabe quando será contemplado pela carta de crédito.

 

Concluindo

 

Como não sou um especialista em mercado imobiliário recomendo a leitura do livro do meu amigo Leandro Ávila chamado de “O Livro Negro dos Imóveis” clicando aqui.

 

Resumindo

onde-investir-em-2016-11

  • Existe expectativa de alta nos juros na economia;
  • Existe expectativa de queda da inflação em 2016;
  • Crie hábitos positivos no ano de 2016;
  • Organize a sua vida financeira;
  • Cuidado com a quantidade de dinheiro que você deixa na poupança, é muito provável que o rendimento dela não supere nem a inflação;
  • Busque alternativas como títulos públicos, CDBs e LCI / LCA;
  • Existem oportunidades no mercado imobiliário para quem tiver dinheiro à vista;
  • Existem oportunidades no mercado de ações para quem sabe encontra-las.

Não esqueça de deixar o seu comentário dizendo o que você achou do artigo. Se você ainda não baixou o ebook gratuito clique aqui e melhora sua vida financeira agora mesmo!

 

Veja também a versão em vídeo abaixo:

 


Abraço e sucesso

2017-03-04T14:37:32+00:00 Onde Investir|21 Comments
  • Simone

    Ótimo guia Leonardo, já tenho o hábito de fazer o controle de despesas e receitas, além de separar mensalmente um percentual para aumento do patrimônio, esse ano quero começar a investir, como citou fazer o dinheiro trabalhar para mim. Suas dicas são essenciais. Parabéns.

    • Muito obrigado Simone. Você está no caminho certo, o que é o mais importante! Abraço

  • Jose Robson Vescovi Ramos

    Amigo Leonardo Rocha, fico grato pelo envio destas dicas tão importante para o momento atual da economia Brasileira, espero continuar recebendo durante ano 2016 suas recomendações para nos educarmos e planejarmos melhor nossos investimento. Excelente explanação do assunto. Obrigado

    • Muito obrigado Jose. Abraço e sucesso nos investimentos

  • Lidia Santos

    Se soubesse sobre educação financira desde criança, hoje não estaria sem recursos e uma vida estável. Mas a gente sempre foi boicotada de uma maneira geral. Obrigada por tudo

    • Obrigado Lidia. Fico feliz que tenha gostado! Abraço

  • Ben Hur

    Excelente trabalho Leonardo Rocha, essas dicas que tenho recebido no e-mail tem me ajudado muito e tenho certeza que não sou o único a ser beneficiado com esse material. Continue assim. Parabéns.

  • Thay Freitas

    Leonardo muito obrigada por compartilhar esse artigo conosco!!
    Eu estou começando meus estudos sobre investimento e sobre educação financeira agora, e vi que preciso juntar um capital pra ter uma rentabilidade melhor.
    Meu plano inicial era ir guardando dinheiro na poupança, até ter uma quantia mais mediana pra investir, mas talvez essa não seja uma boa estratégia, então pensei em tentar fazer essa economia no tesouro direto, mas minha dúvida é, vale a pena e tem como investir no tesouro direto mensalmente e com um valor baixo, por exemplo 200 reais todo mês? Ou não seria viável?

    Obrigada

    • Raquel Santos

      Oi, Thay. Eu poupo na poupança porém tb quero mudar e pelo que estudei vc pode sim comprar títulos do tesouro com um valor bem pequeno (a partir de R$ 30,00). Minha maior dúvida é com relação a qual título comprar e como comprar.

      • João V. Barreto

        Você pode comprar diretamente no site do TD,antes é necessário criar uma conta em uma corretora,realizar o depósito e logo após realizar a compra no site.

        Se tiver dúvidas pode entrar em contato comigo.

        • Flávio Henrique

          Acho que só vale a pena investir quantias baixas no Tesouro Direto se você não pagar o TED para realizar o depósito na corretora…….Por que imagina investir 200 e pagar 10 reais de TED?Já se foi ai 5% do seu investimento.

          Pra não pagar,os jeitos que conheço são:Abrir uma conta digital(Sei que no Itaú,Bradesco e Banco do Brasil tem jeito),ou negociar com seu banco pelo menos ter direito à um TED grátis por mês ou escolher uma corretora que você possa transferir o dinheiro diretamente do banco para ela,sem precisar de TED ou DOC…..A corretora que sei que tem essa opção é a Easynvest),não sei se tem outras,deve ter.

          • VAGNER LOPES

            OLA TUDO BEM , NA VERDADE VC PODE FAZER TED, TEC (TRANSFERÊNCIAS ENTRE CONTAS) E DOC ILIMITADOS E SEM PAGAR NADA.
            HA UMA OPÇÃO NOS BANCOS QUE ELES NÃO TE INFORMA, COMO É O CASO DO TESOURO DIRETO , PQ ELES NÃO GANHAM NADA COM ISSO E VC DEIXA DE PAGAR TAXAR BANCARIAS, ESSA OPÇÃO CHAMA SE DIGICONTA, NA DIGICONTA VC TIRA O BANCO FÍSICO DA JOGADA E FAZ TODAS AS MOVIMENTAÇÕES ONLINE ATRAVES DOS INTERNAT BANKING, SEM NENHUM CUSTO E PODE USAR OS CAIXAS ELETRÔNICOS NAS AGENCIAS.
            VA NA AGENCIA E PEÇA PARA MIGRAR SUA CONTA PARA UMA DIGICONTA, CERTAMENTE O GERENTE TENTARA TE ENROLAR E CONVENCER VC A FICAR NA CONTA NORMAL.

  • Neto Lima

    Muito bom, eu estava com o pé atrás pro ano de 2016 mas com esse artigo fiquei bem mais tranquilo agora eu tenho algumas alternativas como LCI/LCA fora os CDBs. Parabéns!

  • guilherme leonardo

    Muito obrigado, pelo os tópicos, acabei de sair da bola de ignorância e fiquei em alerta. apesar que não resido em Brasil. vivo em África , salvo eu em Angola. Parabéns

  • John Moura

    Artigo mais completo que já li sobre Educação Financeira e Investimentos. Seus artigos são de muita qualidade. Parabéns Leandro.

  • Rodrigo Joaquim Fernandes Pedr

    ÓTIMO artigo. Bem esclarecedor.

  • Rodrigo Joaquim Fernandes Pedr

    ÓTIMO artigo. Bem esclarecedor.

  • Tania

    Muito bom o seu artigo, especialmente para pessoas que estao fora do Brasil. Aprendi muito de investimentos com este artigo. Muito obrigado e continue este bom trabalho. Tania

    • Muito obrigado Tania. Fico feliz que você tenha gostado 🙂

      Abraço

  • Tania

    Muito bom o seu artigo, especialmente para pessoas que estao fora do Brasil. Aprendi muito de investimentos com este artigo. Muito obrigado e continue este bom trabalho. Tania