Como ter uma Mente Milionária com 3 Técnicas Simples!

Como ter uma Mente Milionária com 3 Técnicas Simples!

Ao logo desses últimos anos que tenho ensinado várias pessoas a investir o dinheiro, pude perceber algumas diferenças entre os clientes que tinham sucesso dos clientes que não tinham sucesso.

Aprendi também muito com clientes de sucesso, não só na área de investimentos, mas também na parte de desenvolvimento pessoal. Percebi que eles possuem características diferentes de pessoas comuns e, como resultado disso, têm muito mais resultado não só financeiro, mas também na vida social e profissional.

Umas das coisas que aprendi também é que, por mais que ensinemos uma pessoa a investir de forma segura e rentável, se ela não tiver o modelo certo de dinheiro programado na sua mente, ela não se tornará rica!

O que é o modelo de dinheiro e por que ele é importante?

Não sei se você tem pessoas próximas ou se já viu histórias de pessoas assim…

Você por acaso conhece aquele tipo de pessoa que “do nada” decola financeiramente e começa a ganhar muito mais dinheiro que você já imaginou?

Conhece também aqueles casos de pessoas que ganharam muito dinheiro e que depois perderam tudo? (como acontece com várias pessoas que ganham na loteria e também com participantes do programa Big Brother)

Essas pessoas, no geral, nunca foram treinadas para lidar com uma quantidade grande de dinheiro. E como em tudo na vida, se não sabemos como lidar com uma situação, acabamos tomando algumas decisões erradas. Com o dinheiro não é diferente…

Da mesma forma, se eu disser para você arrancar um dente meu (considerando que você não é dentista) é muito provável que você faça alguma besteira bem grande.

Quando essas pessoas ganham muito dinheiro e depois perdem tudo, sempre ouvimos as mesmas desculpas. Muitos colocam a culpa na economia, em um sócio ou funcionário da empresa, em uma máquina, etc. A verdade é que o problema é outro…

O problema está dentro da pessoa e não fora dela, porque os nossos resultados são frutos de como a nossa mente está programada.

Já com as pessoas que construíram a sua própria riqueza acontece justamente o oposto. Já percebeu que pessoas milionárias que construíram a sua própria riqueza, quando perdem dinheiro, tendem a recuperar rapidamente depois?

Mauá é um bom exemplo disso. Não sei se você viu o filme Mauá, mas no final da obra, mesmo depois dele perder praticamente tudo, ele consegue se reerguer e se tornar novamente uma pessoa muito rica.

Por que quem construiu a riqueza consegue se manter rico?

É algo bem simples. Antes de uma pessoa ficar rica em termos financeiros, ela tem que começar a pensar como uma pessoa rica. Elas precisam ter a mente de uma pessoa rica!

Agora, será que pessoas como Jorge Paulo Lemann ou o próprio Mauá possuem a mente de um milionário? É claro que sim!

Pense comigo o seguinte… Se você acha que ganhar 1000 reais por mês é muito, você teria capacidade de ganhar mais que isso com facilidade? É pouco provável.

 

Vamos fazer um exercício:

  1. Pense quanto você ganha por mês hoje.
  2. Multiplique esse valor por 10.
  3. Você acha isso agora muito dinheiro para se ganhar por mês?
  4. Enquanto você acha que isso é fora da realidade, a pessoa que tem a mente milionária está pensando num plano do que ele deveria fazer pra ganhar isso por mês.

Da mesma forma que você está programado para ganhar 3 mil reais, por exemplo, a mente dos bilionários está programada para pensar em 30 milhões de reais por mês ao invés de 3 mil.

A boa notícia é que esses bilionários não são alienígenas ou pessoas inalcançáveis. Eles apenas possuem omindset correto, ou seja, eles pensam como pessoas ricas. Dessa forma, o resultado deles são de pessoas ricas!

A a segunda boa notícia é que nós podemos copiar a forma deles de pensar para buscarmos resultados tão bons quanto os deles! Óbvio que isso não ocorre da noite para o dia, mas podemos sim trabalhar na forma como pensamos e vemos as coisas. Você sabe porque a maior parte das pessoas não conseguem atingir a tão famosa liberdade financeira? A resposta é simples. As pessoas agem de forma inconsciente. As pessoas vivem apenas no mundo externo, que é o mundo que elas enxergam, e não conseguem observar o mundo interno delas.

Elas não conseguem perceber que, enquanto elas não mudarem as crenças delas, elas vão ficar presas no mundo que elas vivem para sempre!

Como eu faço para pensar como uma pessoa rica?

Uma analogia que eu acho bem interessante é a analogia da árvore. Só pra deixar claro que eu não inventei isso, eu retirei de livros sobre o assunto de mindset.

Vamos supor que a árvore é a nossa vida…

Os nossos frutos são os resultados que temos. Quando olhamos para os nossos frutos, vemos que eles são pequenos, azedos, enfim, não são como gostaríamos que eles fossem.

 

Agora vamos pensar um pouco… O que faz com que os frutos acabem ficando desse jeito?

Uma das partes da árvore que fez com que os frutos ficassem assim foram as raízes. As raízes são as partes invisíveis da árvore que produzem as partes visíveis da árvore (frutos).

Então, quando queremos melhorar os frutos da árvore, primeiro temos que melhorar as raízes dela, ou seja, o invisível altera o visível.

Dessa forma, quando cuidamos da nossa mente (das nossas raízes) isso automaticamente reflete nos nossos resultados (nossos frutos).

3 Técnicas simples para mudar a sua mente

Existem várias técnicas e exercícios que podemos fazer para reprogramarmos a nossa mente. Como em qualquer atividade, precisamos treinar de forma consciente para depois agirmos de forma inconsciente.

Pense quando vamos aprender a dirigir, por exemplo. No começo, temos sempre que pensar como se troca de marcha, porque esse processo não está automatizado no nosso cérebro. A medida que praticamos de forma consciente, ele passa a ser um processo inconsciente, ou seja, agimos de forma automática por termos praticado bastante.

Agora vamos ver alguns exemplos de atividades que você pode começar a praticar em casa para reprogramar a sua mente.

 

#1 – Escreva uma frase explicando por que ser rico é importante para você.

Pode parecer besteira fazer isso, mas, quando realmente refletimos sobre o fato de ser rico, pensamos de fato se é realmente algo que queremos. Se pensarmos que quem é rico é quem rouba, quem engana as pessoas, ou quem faz outras coisas ilegais, é muito pouco provável que nós tenhamos motivação para nos tornarmos ricos.

Se acharmos que os ricos são assim, a nossa mente acaba criando bloqueios subconscientes que nos impedem de alcançar a riqueza. A nossa mente nos dá vontade e disposição para alcançarmos algo que achamos que está de acordo com as nossas crenças e valores. Se ser rico não está de acordo com os nossos valores, nós não vamos conseguir ser ricos.

#2 – Foque no seu patrimônio, não na sua renda.

Essa é uma das grandes diferenças entre os ricos e os pobres. As pessoas ricas focam em construir patrimônio com ativos, que são bens que geram renda para ele. Pessoas com pensamento pobre, focam na renda mensal e não em criar ativos que gerem renda para elas.

Dessa forma, elas ficam presas na famosa corrida dos ratos a qual o autor do livro pai rico pai pobre se refere várias vezes na obra. A pessoa com pensamento rico, portanto, foca em colocar o dinheiro para trabalhar para ela comprando ativos. A pessoa com pensamento pobre vira escrava do dinheiro e trabalha para o dinheiro. Os ricos tem educação financeira e sabem que a renda é importante, mas o mais importante é saber gastar menos do que se ganha. Esse resíduo que sobra entre a diferença da renda menos os gastos, nós chamamos de poupança.

Poupar é muito importante, pois a partir da poupança poderemos investir e essa é a forma que temos para colocar o dinheiro para trabalhar para nós.

#3 – Invista em educação financeira

Você tem uma vantagem em ler o item 3 aqui no Quero Investir Agora porque você está no lugar certo para aprender mais sobre investimentos! Você pode encontrar muito material de educação financeira que vai ajudar você a melhorar a sua vida como um todo. Quando falo em educação financeira, não quero dizer só investimentos, mas sim entender como lidar do dinheiro e como colocar ele para trabalhar para você. Investir é apenas um dos pilares da educação financeira.

As pessoas ricas incentivam o aprendizado sobre educação financeira, até porque da mesma forma que o Einstein, elas sabem que os juros compostos são a força mais poderosa do universo. Quando esse elemento trabalha a seu favor, é excelente. Agora, quando trabalha contra você, pode destruir o seu patrimônio. Além disso, os ricos focam em ter ativos que geram renda passiva para eles, ou seja, que gerem renda sem que eles precisem trabalhar para isso acontecer. Quem já investe sabe que isso é possível e totalmente viável,mesmo para quem tem pouco dinheiro.

Por isso nunca é tarde para começar a investir na sua educação financeira. É através dela que você pode mudar a sua vida financeira, mesmo ganhando pouco e tendo pouco para investir.

O tempo é uma das variáveis mais importantes para o crescimento do seu patrimônio, por isso não deixe para depois para começar a investir na sua educação financeira.

Como diz Derek Bok (ex-presidente da universidade de Harvard): “Se você acha que a educação custa caro, tente a ignorância!

Resumindo o que aprendemos:

  • O modelo de dinheiro é forma como vemos o dinheiro e quem possui dinheiro;
  • Para sermos ricos, precisamos pensar como pessoas ricas;
  • Nós podemos copiar o mindset dos ricos para pensarmos como ricos;
  • Existem várias técnicas que podemos aplicar para mudarmos o nosso mindset;
  • O preço da educação é muito barato se comparado com o preço da ignorância.

 

Apresentação Gratuita:

Para facilitar o processo de aprendizado das pessoas eu criei essa apresentação. Nela, eu explico melhor o poder da mente e como você pode tornar a sua mente na mente de um milionário.

Clique Aqui para ver a Apresentação

Não esqueça de compartilhar com seus amigos e de deixar seu comentário falando o que você achou desse artigo!

Abraço e sucesso!

  • LEONOR

    Olá Leonardo, entendo agora que sempre pensei errado, pois nunca dei muito valor à ele. Achava que tendo o necessário era o suficiente. Sempre achei que não haveria a necessidade de ficar guardando dinheiro.
    Agora vejo muita diferença só em ter lido o seu artigo inicial, vejo que posso guardar sim e com isso realizar o sonho de ajudar pessoas e animais. Vou continuar vendo o material que me enviou. È muito bom conhecer pessoas como vocês que sonham grande e compartilham com quem pode menos.Muito obrigada.

    • Bom dia Leonor,

      Fico feliz que tenha gostado! Só não se esqueça de colocar em prática as atividades, pois só assim teremos os resultados que almejamos.

      Abraço e sucesso

      • MARCELO SILI DE ALMEIDA

        Senhore(a)s,

        Sempre alcancei bons resultados na minha vida profissional atuando em multi-nacional,houve momentos que o meu Diretor dizia o seguinte : Você esta ganhando mais do que eu,ele não era comissionado,outrossim para quem atua em vendas ou empreendedorismo, realmente tem que pensar grande e não pensar que existe cliente ou investidor inatingível.
        Exercite sua mente, seja Criativo e ouse

        • Obrigado pelo comentário Marcelo. Pensar maior que estamos acostumados é uma excelente solução para quem busca resultados maiores.

          Abraço

          • MARIA RAULINA GÓES SANTIAGO

            Leonardo.Moro em Salvador-BA.Gostaria de ter alguém aqui para conversar sobre investimentos.Acho q algu´em do meu banco,não seria o ideal.Vc indica alguém?Obrigada
            Maria Raulina

          • Boa tarde Maria,

            Recomendo você estudar por conta, pois não existe alguém melhor que você para cuidar dos seus investimentos.

            Você pode começar lendo os artigos gratuitos do site.

            Abraço

          • Fabio

            Planilha de gastos mensais está desativada para download.
            Poderia arrumar por favor?

          • Boa noite Fabio. Ela já está funcionando normalmente. Abraço

          • Boa noite Maria,

            Recomendo você aprender por conta própria. É difícil poder indicar pessoas que não conheço.

            Abraço e sucesso

    • kleber

      Boa noite Leonardo, gostaria de indicação de livros para me ajudar com relação a educação financeira, desde já grato

  • Vitor Lima

    Ótimo artigo! Qual sua opinião sobre o livro pai rico pai pobre ? Estou lendo ele e acho fantástico, já consegui iniciar um investimento no tesouro direito com a ajuda de seu site e do livro, mesmo sendo baixo, creio que já consegui um lucro maior que a poupança em 5 meses. Muito obrigado!

    • Parabéns Vitor. Gosto bastante do livro pai rico pai pobre. Tenho certeza que seguindo os investimentos de forma segura e rentável, você terá resultado.

      Abraço

  • Armando Serrão

    Leonardo muito bom! Comecei a pouco tempo a estudar sobre investimento e desde quando descobri seu site só tem me facilitado a aprendizagem e me fazendo ficar cada vez mais motivado! Muito bom citar “Pai rico, Pai pobre”, foi o primeiro livro que li sobre o assunto e realmente ajuda muito a pensar como rico, é um ótimo professor!

    • Obrigado Armando,

      Fico feliz que tenha gostado. O livro pai rico, pai pobre foi também um divisor de águas na minha vida.

      Abraço,

      Leonardo Rocha

  • Amadson gomes Soares

    Olá Leonardo, mto inspiradora sua matéria.Muito boa.Gostaria que SE possível me respondesse.O que me aconselharia?É melhor investir no que se sabe a longo prazo ou investir em planejamentos e preparo a curto prazo do que não se tem experiência? Obrigado e felicidades.

    • Bom dia Amadson,

      Fica difícil responder sem saber as perspectivas de cada planejamento. Lembrando que você sempre deve estar se desenvolvendo pessoalmente.

      Abraço

  • Isabela Torres

    Boa tarde, Leonardo! Tenho 19 anos e trabalho como jovem aprendiz. Ganho apenas meio salário, mas gostaria de começar a investir no tesouro direto. Você acha que vale a pena ou devo esperar mais algum tempo? Obrigada!

    • Boa tarde Isabela,

      Cada vez mais cedo você começar melhor!

      Abraço,

      Leonardo Rocha

  • Margareth Miranda

    Excelente Leo! Grata pelas dicas e a maneira simples de transmiti-las!!!

    • Fico feliz que tenha gostado Margareth! Abraço

    • josevaldo barboza de souza

      Boa matéria ,publicada como vc disse cada um tem seu bolo a fazer . minha receita pode demora ou ate não encha ,no momento em que o mundo desaba sore ativos de mineração , sem previsão de recuperação acredito que e o momento !este bolo incha ou some da bandeja?

  • João Batista Fernandes

    Mudar a mente das pessoas, com conselhos, é muito difícil. Para que isso se torne realidade, é necessário técnicas de auto-conhecimento. Ver no youtube, palestras de Heloisa Capelas, ou entrar na página dela aquí no facebook. Quanto à você, me parece uma pessoa muito positiva! Parabéns!

  • Rogério Ribeiro

    Excelente artigo, parabéns!

  • Cesar Charone

    Técnicas de neurolinguística e meta linguagem alcançam comprovadamente o inconsciente, sede de todo o poder humano latente. Muito bom o artigo, Leonardo.

    • Obrigado Cesar! Essas técnicas são realmente muito poderosas e podem alavancar os nossos resultados.

      Abraço e sucesso

  • Omi ta lade Alves

    Minha Meta é Riqueza , saúde e Sucesso …

  • Marcus Viníciu

    Simples e prático criar essas possibilidades na mente… Gostei Muito!

  • Marcus Vinícius

    Esqueci de agradecer com esse assunto tão importante… Obrigado!

  • Marilda

    Lendo o texto percebi claramente trechos do livro “O Segredo da mente milionária!, de T. Harv Eker

    • Boa tarde Marilda,

      Usei alguns livros do trecho de referência para escrever o artigo. Muito bom esse livro por sinal.

      Abraço

  • Anderson Reinaldo

    Meus parabéns muito bom artigo e vou começar a pensar desta forma obrigado.

    • Obrigado Anderson. Espero que o artigo faça diferença na sua vida!

      Abraço

  • Goias Godoi

    Parabéns, vou compartilhar na forma de contribuir com seu trabalho…..

    • Obrigado Goias. Fico feliz que o artigo tenha contribuído para você!

      Abraço

  • Jj Chung

    Olá! vim agradecer pelo post. Pois é de grande ajuda para quem ainda está embarcando nesse mundo da educação financeira.

    Vale a pena cada minuto dedicado à pesquisa e estudo sobre o assunto, para todos que desejam melhorar sua situação financeira ^_^

  • Ana Paula Reis

    Excelente matéria e parabéns pela iniciativa! Certamente, há de contribuir na forma de conhecimento financeiro que irá ajudar muitos de nós, brasileiros, cada vez mais preocupados com nosso dinheiro e nossa qualidade de vida (consequentemente).

  • omitaladealves

    Eu sou Rica , Rica , Rica imensamente Rica , Possuo o Direito de ser Rica e bem sucedida nos Negócios , Investimentos , Empreendimentos , Lucros Eu Creio …

  • omitaladealves

    Há infinita Inteligência da minha Mente , Consciente e Subconsciente me revela constantemente tudo aquilo que necessito , desejo e Quero ( Riqueza , Saúde e Sucesso ) …

  • Anderson Ferreira

    gratidão…

  • Marcus Roberto De Souza Massim

    Sou Corretor de Imóveis atuo na regiao Oeste de São PAulo, achei muito interessante. Vou aplicar em meu dia a dia!!!!
    Muito Grato.

    • Show Marcus! Depois comente os seus resultados conosco. Abraço

  • ALMIR NOVAES

    MUITO BOM.

  • Hichesker Warinatse Abhoodi

    Muito bom

  • Gláucia

    Ótimo! Muito obrigada por compartilhar!!!

  • marilene

    gostei muito interessante !

    • Obrigado Marilene. Depois comente os seus resultados conosco 🙂

  • Inez Maria

    Ótima informação, e boas orientações, vou começar a colocar em pratica, estou precisando
    reprogramar a minha mente, para conseguir mais ativos, e consequentemente, mais dinheiro, e mais
    tempo, pra curtir a vida. Muito Obrigado. Leonardo, muita luz pra você nos ajudar.

    • Muito bom Inez. Tenho certeza que com dedicação você terá bons resultados! Abraço

  • jeam

    entrei por conhesidencia e vi o artigo, muito instrutivo

    • paulo aranha

      Por COINCIDÊNCIA, também vi e li o artigo…

      • Malu

        É incrível como as pessoas tem a porção mágica para resolver o problema dos outros, quero ver resolver o dele.

    • Roberto

      Conhesidencia? Pelo visto não vai muito longe…

    • celso

      coincidência

  • julio cesar pedroso

    É facil mas não simples. é complexo mas não é dificel.

    • Malu

      Amigo, papel aceita tudo, não é fácil é complexo é dificil

  • Dora Ney Quevedo

    Sabe o que eu quero ? Não quero aprender o que é que tenho que aprender para ser um bom investidor.Não.Quero um bom investidor que me venda uma carteira de ativos rentáveis e que me diga regularmente o que vender e o que comprar.Em suma : não quero aprender fazer bolo:quero comprar um bolo pronto.Bj

    • Boa noite Dora,

      Entendo o seu ponto. O problema é que cada pessoa gosta de um bolo diferente. Eu gosto de ensinar as pessoas a fazerem o seu bolo e não dar o bolo a elas. No geral, isso acaba transformando mais a vida delas.

      Recomendo dar uma lida nesse artigo:
      http://queroinvestiragora.com/ate-quando-voce-vai-ficar-rasgando-dinheiro/

      Abraço,

      Leonardo Rocha

    • Hannaye Camelo

      Dora vc é das minha, falou exatamente o q eu penso
      Massa pré-pronta, basta bater e por no forno

    • Natalia

      Dora, tambem procurava por isso, e tenho uma dica, procure a empiricus. Eles vendem esse serviço que voce procura sem se comprometer com corretora nenhuma, e mandam relatorio semanal. Eu me cadastrei para receber os relatorios gratuitos e estou analizando por qual serviço me interesso mais, se os individuais por investimento ou se carteira completa, da uma olhada, nao custa compartilhar o que estou descobrindo. Espero ter ajudado. Abraço.

  • Josiel Jantara

    Primeiro cade a grana para eu investir , se eu sei bastante sobre investimento, como ganhar depende de ter um produto ,cade o produto

    • Boa noite Josiel,

      Se você sabe fazer qualquer coisa que alguém precise, você tem um produto / serviço. Basta ensinar para alguém que você pode ajudar e cobrar por isso :).

      Abraço

      • Tereza

        Cara, essa foi uma grande sacada. Que simples! E é bem isso mesmo. Na verdade a cobrança é a reciprocidade da troca.
        Muito boa resposta!

    • Elcy Lais

      Eu tenho um excelente produto para você iniciar seu negócio próprio . meu e-mail é elcysoares@hotmail.com

  • Romilda Borges

    LEONARDO QUERO UMA RESPOSTA AGORA JÁ DE DEIXEI DOIS RECADOS TEM UNS 45DIAS QUE COMPREI SUA IDEIA,MAS NÃO RECEBI NANHUMA COMUNJICAÇÃO.
    .NO CASO VOU QUERER MINHA DEVOLUÇÃO PORQUE VC PROMETE QUE DEVOLVECOMO VOU SABER SE MINHA APLICAÇÃO ESTA RENDENDO?

  • Gleidson Brito

    Muito bom o artigo..Parabensss..

  • roberto conde burgos

    li tudo e achei muito interessante, resta por em prática o conteudo.

    • Hannaye Camelo

      Li tudo e achei uma merda, muito vago e supérfluo

  • Iracy Maria

    Bom dia! Muito bom o artigo,abriu mais ainda minha mente.

    • Obrigado Iracy. Fico feliz que tenha gostado. Abraço e sucesso

  • Junior Rocha

    Pessoas bem sucedidas tem hábitos diferentes das pessoas com mentalidade pobre / Os Segredos da Mente Milionária – T.Harv Eker

    • Hannaye Camelo

      Baboseira esse papo de mentalidade, manter-se milionário quando se é filhinho de papai capitalista é muito fácil, basta ter juízo
      Ficar milionário sendo pobre é q o bicho pega

  • André Gurgel

    E você Leonardo, já conseguiu se tornar um milionário? rsrs. Pois é muito fácil ensinar qualquer coisa, mas o “x” da questão é ensinar aquilo que se é! Abraço e sucesso.

    • Boa noite André,

      Estou a caminho. Depois que comecei a aplicar essas técnicas acelerei bastante meu processo rumo ao primeiro milhão. Daqui a alguns poucos anos chego lá 🙂

      Só para deixar claro que tudo que escrevo é baseado em conversas que tive com pessoas e em materiais que li. Tenho vários conhecidos que já são milionários.

      Abraço

      • jose

        Leonardo Rocha leia um livro O mito do Dinheiro

      • Alexandre Solitudine

        Olha fiz um ano de Economia e mudei de área, porque maioria dos economistas ficam contando moedas no fim da vida. Não que a área que escolhi renda rios de dinheiro, talvez até menos que Economia, porém aos 37 anos consegui minha independência financeira, mas graças a mudança de mentalidade. Há 4 anos atrás eu não tinha nada. Mudando a mente com educação financeira, consegui.

    • jose

      André voce sabe que a maioria desse profissionais de auto-ajuda só conhece riqueza na teoria?

  • roberto

    parabéns pela didática do artigo.
    Sucesso!

  • joao carlos

    parabéns ,ótimo artigo mas ainda temos muito a aprender pela frente , continuarei estudando tudo obrigado .
    sucesso a tua carreira .
    grande abraço.
    joao carlos pelonio

    • Show João. Depois comente os seus resultados conosco.

      Abraço

  • Rivaldo Pereira

    Ótimo artigo, adorei estou dando meus primeiros passos!

    • Obrigado Rivaldo. Depois comente os seus resultados conosco.

  • José Marchi

    Ótimo artigo, trabalhei a vida inteira pensando no salário do fim do mês, mas esse valor não dava pra 15 dias, com muito custo aprendi, aos poucos fui mudando, de 15 pra 20 e hoje meu salário dá pra mais de 45 dias, com isso, posso guardar 15 dias. Como foi bom, a renda se multiplica e a sobra é bem maior. Gostei da analogia da árvore, é bem assim mesmo. Aprendi com uma simples analogia também, viajando a noite, na escuridão, sendo que a luz do carro atinge uma distância de no máximo 50 metros, as viagens de mais de 100 km, como faria; a medida que vai andando, os 50 metros de claridade é o que preciso, assim, vou conquistando quilômetros redados até o ponto desejável da minha viagem, que podem não ter limites.

    • Muito bom José. Que bom que você já está conseguindo multiplicar a sua renda!

      Abraço

  • Liz Marques Bueno

    olá Leonardo Rocha.. amei a matéria.. só que o vídeo está travando.. não consigo visualizá-lo!!! vc poderia me enviar o link (lizmarquesbueno@gmail.com) Abraços amigo!!!

  • MÁRCIO NUNES

    VOU EXERCITAR E VOLTO PARA EXPOR MINHA OPINIÃO,OBRIGADO.

  • JAC FRAN CRUZ

    Leonardo, como desprogramar a mente de uma pessoa que convive com a pobreza muito antes de nascer. E foi programado pelos pais e pelos pobres que os rodearam com seus pensamentes de que ser pobre é um carma que as pessoas tem que carregar.

  • JAC FRAN CRUZ

    Estou lendo um livro que me chamou muito a atenção ” Visualização Criativa pode mudar a sua Vida” muito legal!!

    • Phillip Souza

      Parte do caminho está aí, acredite…

  • JAC FRAN CRUZ

    Outro muito bom ao meu ver é ” Seth – A Natureza da Realidade Pessoal” por Jane Roberts.

  • teresa liliana bravo martinez

    Ja procurei muitas formulas para mudar a minha vida,acreditei em muitas pessoas que diziam ter a maneira de nos mudar as nossas vidas, involucrei muitas pessoas e me doe muito pensar como eu fui enganada e eu acreditando enganei os outros que acreditaram em mim… e aqui estou eu de novo.. ACREDITANDO….sou uma empreendedora..nunca fico parada… SATIFAÇÃO GARANTIZADA OU SEU DINHEIRO DE VOLTA……EU QUEIRO RESULTADOS…..POR FAVOR NÃO ME FAÇA ME DECEPCIONAR NOVAMENTE…!!!!!!!!OBRIGADA

    • Eduardo Bobek

      Teresa não vai atrás desses espertalhões!!!!

    • guita3107

      Dica Construtiva – Aprenda Português: escrever, ler e interpretar textos corretamente é o básico e aparentemente a senhora não sabe! Como muitos brasileiros!

  • Roberto Alves

    Excelente ensinamentos para atingirmos sucesso financeiro.Parabéns!

  • Anderson

    Ótimo texto. Realmente temos que pensar como ricos. Criar micro negócios que gerem renda é fundamental no início.

  • Wagner

    Adorei.Muito bem colocado.
    Nossa mente é ilimitada. Podemos tudo.
    É só sabermos usa-la.
    A mente responde a palavra. Escrita, falada e a pensada. PODEROSA……

  • Danilo Bonora

    Ótimo Artigo, com certeza ajudará muita gente a pensar diferente!

  • Eduardo Bobek

    Basta a pessoa ser inteligente! E parem com essas bobagens!!!

    • Alexandre Solitudine

      E para com essas Bobekagens.

  • Eduardo Bobek

    Se todos seguissem isso e realmente funcionasse maioria das pessoas seriam ricas, não sobraria lugar para os pobres portanto não haveria equilíbrio entre a humanidade. Deixem de dizer bobagens.

    • Hannaye Camelo

      Equilíbrio??? Deixe de dizer bobagens você!

      • Hannaye Camelo

        Vc nem sabe o q é equilíbrio AFF esses filhinhos de papai capitalista são foda

        • Pedrão de Cunha

          Ih… mais um filho de Fidel Castro, atacando o capitalismo como se o comunismo fosse melhor…

    • aelsonp

      Cara aqui vai minha opinião é respeitando a sua! Esse pensamento é utópico, pois nem todos querem viver com esse tipo de regra (indicação: A utopia, de Thomas Morus). Pelos estudos econômicos, 10% da população trabalha pelo básico e não almeja nada mais. Esses estudos científico nos mostra q a vida em sociedade não é uma conta exata, como vc citou e jamais alcançaremos tal linearidade. Trabalhe e viva para sua felicidade, se essas regras não t seduzem, procure ou invente outra. O importante é nós não nos arrependermos no futuro, pois tempo e juros compostos são fatores poderosos e sem volta! Abraço e ótimos projetos de vida!

    • Alexandre Solitudine

      Se liga, fiquei rico com esses ensinamentos. Então pode ser bobagens pro Bobo Bobek.

  • George Bush

    rico pode ser que nao mas educar financeiramente sim

  • Márcio

    Grato pelos conhecimentos transmitidos…

  • Pablo dos Reis

    Ótimo artigo! Super válido, estou começando por este tópico minha reestruturação financeira.

  • Hannaye Camelo

    Que bosta de texto, muita baboseira e explicar mesmo o q é ativos não falou

  • Carlos Souza

    Desde a parte da manhã estou tentando comprar o curso… 1° meu tel não entrou para eu concluir a compra… Depois eu não consegui mais ter acesso ao link para efetuar a compra

  • rogers

    as aulas são teleaulas ou tem que ler ???????????????????

    • As aulas são em formato de vídeo Rogers.

      Abraço e sucesso

  • Tivon

    Quantas bobagens !

  • Papai Noel

    è tão verdade quanto eu. Não percam tempo nessa lenga de 20 minutos. É brincadeira, pensam que as pessoas são idiotas.

  • Gulherme Tembe

    Gostei da analogia entre a mente humana e a arvore, penso que o exemplo encaixa melhor, pois se a nossa mente não está preparada para o exercicio em torno da educação financeira ja mais teremos ativos que gerem renda pra nós…e como disse (Leonardo) para que a arvore tenha bons frutos é necessário melhorar as suas raizes.
    Guilherme Tembe

  • Gulherme Tembe

    Com as 3 técnicas para mudar a mente darei continuidade com o exercicio sobre educação financeira.
    obrigado Leonardo

  • Cristovão Borges

    Li todos os comentários. Uns, corrigindo o português dos outros; alguns, elogiando a proposta de Leonardo; outros, tentando demonstrar a inviabilidade do crescimento patrimonial seguindo os ensinamentos aqui apresentados. Segundo Ford, se você crê que pode, pode; se você crê que não pode, não pode. Não é mágica, mas é possível, sim. Eu estou no caminho, e comecei do zero mesmo, fruto de uma mentalidade paralisada, cega, inoperante, com complexo de destino e determinismo. Romper a casca exige muito esforço, mas o resultado é tão certo quanto o que acontece com uma semente que passa pelo mesmo processo: germina, cresce, dá fruto e dá muitas sementes mais.
    A agressividade não leva a lugar nenhum, além de desviar o foco da proposta. Pessoas que não se adequam à ideia não deveriam gastar seu tempo fazendo comentários detratores. Se você crê que tem sua fórmula, siga-a, e deixe que os demais sigam as suas.
    Cuidados com falsas promessas? Lógico que é necessário precaver-se dos picaretas de plantão, sempre a postos para dar golpe nos desavisados. Não creia em qualquer coisa. Não siga as ideias de qualquer um. Investigue você mesmo e tome suas decisões. Creia e coloque sua mente em seus objetivos. Na reta da vida há duas direções. Escolha uma e siga-a.
    Sucesso para todos.

    • Excelente comentário Cristovão, fiquei sem palavras. Abraço e sucesso

      • Cristovão Borges

        Olá, Leonardo. Muita bondade e gentileza de sua parte. Desejo-lhe todo o sucesso do mundo, porque se tem uma coisa que não tem limite, é isso: Sucesso!

    • Jane

      Prezado Cristovão fazia muito tempo que não lia palavras tão sensatas e inteligentes.Você possui um blog? Parabéns !!!

      • Cristovão Borges

        Olá, Jane. Obrigado pela atenção dada ao meu comentário. Ainda não conclui o projeto de meu blog, mas em breve você poderá ser avisada disso. Pode contactar-me pelo fb Corpialma Terapias Holísticas. Estou acumulando uma série de experiências que pretendo compartilhar em breve com pessoas como você e os demais que responderam às minhas palavras. A todos meus sinceros votos de muito sucesso.

        • Geraldo Magela

          Oi Cristovão Borges,li alguns dos seus comentários e isso me motivou ainda mais com relação ao meus sonhos, quero começar um negocio no ramo alimentício ou seja um pequeno restaurante aqui na minha cidade, vou começar do (0) e contando com algumas pessoas como acionistas neste negocio porque não tenho dinheiro para começar sozinho, e acredito que eles estão acreditando assim como eu, neste projeto, os seus comentários me deu mais força para acreditar nos meus sonhos,muito obrigado e que outras pessoas possam sentir incentivadas e ir a luta, parabéns pelos seus comentários,te pergunto estou no caminho certo? abraços. Geraldo Magela, de mg.

    • Lucas Lira

      Rapaz, você resumiu muito bem uma lição que devemos ter conosco sempre sobre foco e determinação, agradeço pelo conhecimento compartilhado. Sucesso!

      • Cristovão Borges

        Obrigado, Lucas. Persistência é um grande segredo!

        • Lucas Lira

          Valeu! 😉

    • Dilma Lessa

      Olha, amei o que vc escreveu….e acredito nisso. Parabéns.
      Só preciso colocar em prática.
      abs

      • Cristovão Borges

        Dilma, obrigado. Você já está no caminho só em pensar em colocar em prática. A inquietação, uma vez nascida, só faz crescer. Sucesso para você!

        • Patrick Eidrian

          Realmente sua resposta é certeira Cristovão, “A inquietação, uma vez nascida, só faz crescer.” Isso é o que está resumindo eu neste momento. E concordo com a parte de que a agressividade realmente não leva a lugar nenhum.

          • Cristovão Borges

            Abraços, Patrick. É bom ver pessoas como você olhando para o alvo!

          • Cristovão Borges

            Abraços, Patrick. É bom ver pessoas como você olhando para o alvo!

          • Silva Roque

            E quanto mais vc resiste a essa inquietação, mais vc se culpa e se frusta… A inquietação é, por si só, um grande avanço, mas sem o próximo e mais dificil passo, não ajuda muito…… Parabéns Cristovão!

        • Patrick Eidrian

          Realmente sua resposta é certeira Cristovão, “A inquietação, uma vez nascida, só faz crescer.” Isso é o que está resumindo eu neste momento. E concordo com a parte de que a agressividade realmente não leva a lugar nenhum.

    • Vinicius Lopes

      Muito bacana Cristovão, parabéns pelas palavras. Tenho 30 anos e apenas à alguns meses venho praticando a “quebra de minha casca”. Ahh se em meus 18 aninhos eu já tivesse essa casca quebrada… Sucesso à todos.

    • alvaro i oliveira filho

      Valeu Cristóvão! um belo comentário o seu. Bem objetivo, dentro do tema … ajudando e nos dando uma visão, digamos “sem enfeites”. Direta! É isso mesmo.
      É fato … podemos criar a nossa realidade. É, só nos “despirmos” de certos pre conceitos, tabus culturais e crenças limitantes.
      Com perseverança, atenção e foco, com certeza todos chegam lá!!

    • Simone

      Parabéns pela forma clara e objetiva que você se expressou. Eu ainda não consegui colocar em prática, mas estou lendo vários artigos e alguns livros sobre educação financeira e com fé em Deus e minha determinação irei conseguir.
      Leonardo você esta de parabéns pela iniciativa,muito bom o seu artigo.

    • Marcos Rossoni Castelari

      Caramba, parabéns pelo texto, estou começando do zero e fico feliz de ver brasileiros com essa mentalidade igual a sua, acho que estou no caminho certo em ter a minha tão sonhada independência financeira, trabalho na Itália longe da família pra ter uma vida melhor, mais não quero viver aqui pro resto da minha vida, ai eu pensei!
      Quando eu voltar pra minha cidade o que eu vou fazer da minha vida se meu trabalho aqui nem mercado tem na minha cidade, Vou por o dinheiro para trabalhar por mim,mas como?
      Acho que estou no caminho certo! Abraços a todos e bons investimentos.

    • R Leandro

      OU SEJA, “SÓ ACREDITE NO QUE EU DISSER, QUANDO O QUE EU DISSER FIZER PARTE DA SUA PRÓPRIA EXPERIENCIA”

      • Cristovão Borges

        Olá, R. Leandro.
        Não consegui saber o que você quis dizer com seu comentário. Em linhas gerais entendi o que acredito ser o correto: creia em sua experiência. É algo pessoal. Ninguém pode pensar ou crer por você. Se você tiver um propósito claro e acreditar nele, ninguém poderá dissuadi-lo. Você irá marchar determinado a vencer e nenhuma barreira irá detê-lo. Há uma frase no livro O Maior Vendedor do Mundo que diz: Nenhum obstáculo será forte o bastante para detê-lo, se sua determinação para vencer for o suficientemente forte para mantê-lo firme em seu propósito.
        Penso que é assim que chegaremos ao nosso objetivo. Poderemos ter reveses no caminho? Sim, podemos. Mas nos levantaremos e continuaremos a caminhada. Há várias batalhas em uma guerra. O importante é lutar até o fim, e vencer a guerra.

    • Victor

      Concordo. Meus cumprimentos por seu comentário.

    • Fernando Vilhegas

      Super sensato!
      Seu comentário fez muito sentido para mim!
      Parabéns e obrigado.

      • Cristovão Borges

        Fernando, fico feliz em ver que quase um ano depois o meu comentário ainda está ajudando pessoas. Muito obrigado pelo grande incentivo que suas palavras me trazem.

    • Carla Regina

      Parabéns!!! Simples e certeiro… O desenvolvimento individual e coletivo vem de pessoas encorajadoras!

    • Romualdo Júnior

      Cristóvão… é tudo que acredito e que gostaria de já ter escutado… belas palavras e atitudes… estou fazendo meu caminho apesar de muito força contrária, mas certo de quando quando vencida, esta força me impulsionará para meu objetivo.
      Parabéns pelo ensinamento compartilhado.

      • Cristovão Borges

        Parabéns, Romualdo. Tudo acontece na hora certa. Só temos que estar atentos às oportunidades. Um abraço.

      • Cristovão Borges

        Parabéns, Romualdo. Tudo acontece na hora certa. Só temos que estar atentos às oportunidades. Um abraço.

    • Romualdo Júnior

      Cristóvão… é tudo que acredito e que gostaria de já ter escutado… belas palavras e atitudes… estou fazendo meu caminho apesar de muito força contrária, mas certo de quando quando vencida, esta força me impulsionará para meu objetivo.
      Parabéns pelo ensinamento compartilhado.

    • Cilene Lenny Costa

      Oi Cristóvão, não sei se após tanto tempo de seu comentário, vc ainda irá me responder rsrs. Li seu comentário e achei magnifico, meus parabéns!! Sobre o conteúdo da matéria em questão, eu li e me interessei muito, só não ficou claro pra min, em quê que eu tenho que investir, para fazer o dinheiro trabalhar pra min..E como investir se não tenho capital? E como começar do zero e obter lucro, fazendo oque?
      Sabe, essas publicações sobre multiplicar o dinheiro, sobre investir em algo que te dê lucro, sobre como ficar rico*..e etc, são sempre muito vagas para mim, não vejo uma opinião nestes artigos,sobre em qual ramo, quais objetos focar ou como se ganhar dinheiro do zero.. não fica claro pra qual caminho seguir… Desde já obrigada pela atenção. Bjs

      • Cristovão Borges

        Rsrsrs. Você tem razão, Cilene.
        Inicialmente quero dizer que este blog é de Leonardo, e a ideia é aqui defendida por ele, a quem devem ser dirigidas questões como esta.
        Eu participei como um de vocês e deixei aqui meu comentário.
        Tenho tido o prazer de responder a vários amigos sobre o que escrevi, e o mesmo farei com você, mas preciso faze-lo com mais tempo e espaço.
        Peço-lhe, portanto, que me dirija um email para cnborges2006@yahoo.es, lembrando -me sua pergunta, e terei prazer em responder -lhe.
        Um grande abraço a todos, e a Leonardo, proprietário deste blog.

  • Rafael Ávila

    show, muito bom

    • Obrigado Rafael. Abraço e sucesso!

    • Elaine Rita dos Santos Lobo

      Muito bom…
      injeção de ânimo para que possamos mudar nossa maneira de pensar e nâo aceitamos o que nos acontece e sim trabalhar para que o universo conspire a nosso favor.

  • Dênis

    OLÁ, LEONARDO! TUDO BEM COM VOCÊ E FAMÍLIA? ESPERO QUE SIM. DE NOVO, “MANDOU VER”… DEMAIS!!! QUANTO CONHECIMENTO A NOSSO FAVOR. GRATO.

  • Dalva Regina Ferreira

    tudo que temos é nossa mente,trabalhando nela temos a vida que pedimos,gratidão

  • Luciano Cordeiro de Oliveira

    dinheiro é a coisa mais importante do mundo. Representa: saúde, força, honra, generosidade e beleza, do mesmo modo que a falta dele representa: doença, fraqueza, desgraça, maldade e fealdade. .Arthur Schopenhauer

    • Deomário Ramos Pinheiro

      …. quem não tem dinheiro tem ou está doente? … quem não tem dinheiro tem ou está em desgraça? … quem não tem dinheiro tem ou é maldoso? …. não é forte, não tem honra, não é generoso, não tem beleza ou não é belo, … ? Fala sério ou isso parece sugerir algo do tipo segregatorio ?
      Então pergunte aos ricos que morreram e morrem de doenças incuráveis, as milhares de pessoas que sobrevivem as suas arduas vidas para sobreviver a cada dia …. e elas não são fortes ? … afff… fico por aqui pq não quero dar pano pra sua falta de sensibilidade e assim manter a minha educação e a oratória ao meu favor.

  • Rafael Freire

    Muito bom o texto, parabéns! Mas tenho uma coisa a acrescentar: o autor da frase que você citou chama-se Derek Bok e não Erek Bok. Pode ter sido erro de digitação.

    • Obrigado Rafael. De fato foi erro de digitação. Abraço e sucesso!

  • Odair

    Muito muito , parabéns pelo trabalho !!!

  • Leidiana Barros

    Eu gosto muito dos textos, os acompanho sempre, mas a apresentação é pra vender o treinamento!

  • Reynario Nunes

    Otimo artigo, gostei bastante da mentalidade. Eu tive muito trabalho para mudar meus habitos e economizar um pouco e além disso tive que aprender a não gastar o que estava economizando, sempre guardava um dinheiro e antes de investir já gastava. Em Julho comecei meus investimentos e estou dando segmento pelo segundo mês e pretendo não gastar esse dinheiro de forma nenhuma, vai ficar guardado para uma aposentadoria um pouco mais cedo e ter um bom rendimento.

  • MAGALI MANHÃES

    Assim que eu me tornar rica vou deixar o meu comentário aqui. A minha mente já está programada pra isso faz tempo, mas as suas orientações foram de grande valia para me fortalecer.Valeu!!

  • ENEIDSON

    Exelente artigo , que tem fe e se prepara, o impossivel torna -se possivel. eu chego la !!!

    • Muito obrigado Eneidson. Fico feliz que você tenha gostado 🙂 Abraço

  • Nathan Rodrigues

    Esse artigo era tudo o que eu precisar ver nessa fase da minha vida. Me identifico com muita coisa que está escrita aqui, há algum tempo venho praticando esses exercícios, e mudando minha mente a cada dia. Estou feliz, pq sei que estou no caminho certo. E EM BREVE SAIREI DA CORRIDA DOS RATOS. Só agradeço pela ajuda, pela caridade, pela bondade desse jovem em querer ajudar as pessoas. abraços!!!

    • Bom dia Nathan,

      Fico realmente feliz qeu você tenha gostado :). Depois comente seus resultados aqui conosco.

      Abraço e sucesso

  • Jose Lourenço Claudio Junior

    The dreamers of the day are dangerous men for they may act their dream with open eyes to make it possible.
    T.E.Lawrence
    “Lawrence of Arabia”

  • Carlos

    Ainda não me decidi em comprar o material, mas os argumentos apresentados parecem bem consistentes

  • Allan Brado

    Ola Leonardo, gosto bastante desse modelo do T. Harv Eker, e fiquei curioso, como esse artigo basicamente apresenta as idéias do livro Os Segredos da Mente Milionária, gostaria de saber se você fez o treinamento do Harv Eker nos EUA. Se fez, poderia compartilhar conosco um pouco da experiência? Sou louco para participar do treinamento dele também.

  • Janete Barbosa

    Muito bom seu artigo! Soma muito bem aos meus estudos e busca constante por aprendizados de como aprender/ganhar/lucrar mais… Muito obrigada.

  • Sophia Gervasio

    …Boa Tarde…Leonardo..!..é incrível o que você disse…! eu fiquei com vergonha de mim mesma, porque no meu curso universitário eu tive noções de economia..tenho, ainda,livros,apostilas sobre “financias” e acredite, depois de diplomada, nunca abri sequer um livros.Como vês, a sua orientação, seu ensinamento,já começou a “SURTIR EFEITO”…vou começar a desarquivar todo o material que possuo com relação ao assunto e mais tarde lhe informarei ..e tenho a certeza que (aos poucos) haverá mudanças.Muito Obrigada por Tudo..Abraço Sincero.

    • Obrigado Sophia. Tenho certeza que você terá resultado!

      Abraço e sucesso

      • JURANDIR ALVES DA SILVA

        OBRIGADO PELA ORIENTAÇÃO ,MUITO BOA SUAS DICAS.

  • Maria Izabel de Freitas Pereir

    Excelente matéria do Leonardo Rocha! Como dizia Jean Molière “Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer”. Para quem acredita tudo é possível!
    Você Cristovão Borges está no mesmo caminho que eu, ou seja, no caminho certo! Parabéns! O mundo, o universo nos abraça a cada manhã, por isso devemos retribuir. Sucesso a todos que buscam!!!

  • Ana Lucia Guedes

    Parabéns pela forma didática com que você aborda a questão. Consegui me encontrar a tua frente. Obrigada. E com certeza vamos nos encontrar.

    • Obrigado Ana,

      Fico feliz que tenha gostado.

      Abraço e sucesso

  • Gleusson Cavalcante

    Fantástico!

  • edimer siva

    eu tenho uma mente milionaria estou no caminho serto mt obrigado por me ajudar neste caminho

  • Carlos Vidal

    Ótima matéria, resumidamente, desde pequeno aprendi
    que o dinheiro não se manter por si só, mesmo sendo fruto de tarefa
    promissora. “Cada tostão necessita outros para rodar”. Onde, valores agregados e produtivos, necessitamos de disciplina diretamente ligada a
    nossa alegria e a saúde de nosso ganho(afaste-se do pensamento acumulador, o
    patrimônio precisa de manutenção, inovação contínua sem improviso, simplifique ou sofistique, mas seja objetivo, dinheiro não vela desaforo), digo, nunca
    vá atrás de ganho seja qual for apenas porque o dinheiro é bom, ou qualquer
    outra atribuição. Procure mundos, onde o ambiente trabalhado compete desafio e
    ganhos, apesar da guerra de mercado, tenham intenção verdadeira com extensão criativa,
    é preciso razoável bom senso e lembrar, fora nossos belos projetos, são nossos
    concorrentes muitas vezes revelam oportunidades, trate bem as pessoas ligadas aos seus ideais.. Opinião pessoal. Forte abraço, sucesso a todos.

    • Muito bom Carlos. Fico feliz que tenha gostado 🙂

      Abraço e sucesso

  • João Fernando de Oliveira Rodr

    Gostei muito do que foi transmitido e até já adquiri ocurso. estou muito grato pelo que estou apreendendo até aqui.Pois como sou de origem paupérrima, desde criança tenho o sonho de ser rico, pois entendia que se fosse rico,não terria plobrema algum…Espero ter conseguido abrir o 1ª curso.

    • Legal João. Estou torcendo pelos seus resultados!

      Abraço e sucesso

  • DIÓGENES A. C.

    ME ENSINE A GANHAR MEU PRIMEIRO MILÃO QUE DEPOIS EU PAGO 3 VEZES MAIS O VALOR DO CURSO.

  • iago

    Li ja todo seu post e gostei muito me abriu mais a mente ja venho a algum tempo me dedicando muito a estudar e querer mudar de vida ja cai no tal golpe das promessa e agora vejo o quanto é simples você mudar de vida sabias palavras esta de parabéns goataria muito de trocar mais informações com você parabéns por tudo e sucesso.

    • Obrigado Iago. Fico feliz que tenha gostado.

      Abraço e sucesso para você

  • Lúcido

    O legal é que não existe misticismo, é ciência pura somado a atitude. Quanto aos outros que acreditam que tudo se resolve apenas com fé e pensamento positivo, boa sorte na sua jornada. Você vai precisar.

  • oTavinho

    o engraçado que com os 17 anos ja tinha uma mente rica mas nao prosperei onde foi que errei?????

    • Boa tarde Otavinho,

      Você não fica rico da noite para o dia. As coisas acontecem como uma jornada. O importante é estar preparado para as oportunidades quando elas surgirem.

      Abraço e sucesso

  • Ramon Oliveira

    Mudamos de estilo de roupa, de corte de cabelo, porque não mudar a mente pobre para uma mente rica ou melhor uma mente milionária?

    Agradeço a sua apresentação,
    eu vou investir mais em minha educação financeira! Já

    • Obrigado Ramon,

      Fico feliz que tenha gostado. É muito importante investir na educação, já que o preço de não ter conhecimento acaba sendo muito mais caro.

      Abraço e sucesso

  • Gabriel

    Ola, belos ensinamentos meu amigo… Me identifiquei bastante, é claro que ainda tenho um longo caminho pela frente, mas também como o Colega Cristovão Borges logo a baixo, eu comecei do zero, sem herança ou loterias, mas com muito trabalho, resistência e perseverança, pude iniciar meus negócios e hoje já posso dizer que tenho um património trabalhando para mim. Comecei com as própria mãos, com meu próprio suor, para hoje poder observar o crescimento sem tanto esforço assim… Agradeço por partilhar essas palavras, pois em vários momentos diante de obstáculos, por mais que perseverantes, nos questionamos se estamos fazendo a coisa certa… Sim, Estou fazendo certo!!!
    Grato
    Gabriel

    • Show Gabriel. Fico feliz que já esteja tendo resultados. Abraço e sucesso

  • Malcon

    Gostei muito do texto,passa uma confiança em ajudar as pessoas…más amigo seu vídeo esta um pouco passado com intenção de ganhar mais dinheiro em vez de cumprir o que foi proposto antes esse metodo de ganhar com venda de materiais on line pela hotmart esta deixando muitos ricos, eu não caiu nessa não prefiro ler e pensar ou melhor quem pensa enriquece!

  • Joelma Santana

    Concordo em tudo, determinação e foco é o segredo

  • tatiana

    Excelente….!!!!

  • ANTONIO BRITO

    VOU INICIAR MEUS INVESTIMENTOS EM LCA – LETRA DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO – VOU DEIXAR DE SER LESADO PELA POUPANÇA QUE DERRETE MEU CAPITAL FRENTE À INFLAÇÃO GALOPANTE DA REPÚBLICA DAS BANANAS!

    • Show Antonio. É muito importante buscar novas formas de investimento diferentes da poupança.

      Abraço

  • Vinicius

    Nossa estou estudando par mudar minha mente, estou conseguindo organizar minha financias e começando a investir tanto em educação e em ativos, acredito que em alguns anos terei a tao desejada liberdade financeira, e com a ajuda do seu sites e suas dicas isso se tornara muito mais fácil.

    • Obrigado Vinicius. Fico feliz que tenha gostado e que já está tendo resultados.

      Abraço e sucesso

  • mariselma ferreira santos

    Achei muito interessante a apresentação, ja tentei ter mente milionaria, começo mas depois largo de mão.

    • Olá Mariselma.

      É muito importante você buscar ver o que está sabotando você nessa jornada e tentar botar isso de lado para não ser atrapalhada. A outra pergunta que fica é: Você realmente quer ser milionária?

      Se sim, você irá fazer tudo que for necessário para alcançar esse objetivo.

      Abraço e sucesso

  • Marcelo Andrade

    Cara vc está plagiando coisas do T. Harv Eker. Um pouco de hombridade seria pelo menos mencionar o autor.

  • Yara

    Agradeço imensamente voce compartilhar conosco seu conhecimento.Mas tenho uma pergunta a título de curiosidade:- Você já é um milionário?? Não leve a mal por favor.Mas fiquei pensando…Se já é um milionário como tem tanto tempo para dispensar conosco? Mais uma vez Obrigada

    • Boa tarde Yara,

      Não entendi qual a correlação entre ser milionário e ter tempo. Tem pessoas que são Bilionárias e tem tempo para responder como o Flávio Augusto faz no seu canal do facebook por exemplo.

      Abraço

  • Diva

    Ótimo artigo. Aplicável em todas as áreas da nossa vida.

  • Jose Carlos Barros

    ai ta um Poderoso hábito para ser rico

  • Deomário Ramos Pinheiro

    BALELA! Se todos fossem ricos não haveriam pobres. Se todos fossem ricos com certeza ninguém queria ser empregado de ninguém e ninguém iria querer trabalhar. Só por essa análise já percebemos que deve haver equilíbrio em tudo. O que é errado é alguns poucos deter as riquezas de um país em detrimento da misérias de milhões. O luxo só existe pq tem alguns usufruindo a mais do que necessita pra manter a sua vaidade. E a miséria e pobreza existe pq quem detém as riquezas não as querem compartilhar, nem estou dizendo dividir. PORQUE FALAR EM DIVIDIR RIQUEZAS É UMA HERESIA. Riso! Heresia e um ser humano só acumular riquezas q ultrapassam a sobrevivência dos seu tataranetos em detrimento da miséria do povo na sua vida presente. ACUMULADORES DE RIQUEZAS TB É UMA DOENÇA ! E ninguém se deu conta disto ?

    • Luciano Cordeiro de Oliveira

      Cara você vai precisar de muito dinheiro. Seu nome entrega que você vem do lixão. Quem colocaria o nome de Deomário no filho? Pobre!!! E pior pobre de espírito não de dinheiro!!! Estou rindo até agora ganhei meu dia!!!!

    • Boa tarde Deomário.

      Em países muito desenvolvidos boa parte da população é rica. O que poucas pessoas percebem é que riqueza para um gera mais riqueza para outros. Não existe algo do tipo, para um ganhar o outro dever perder. Essa é uma visão limitada.

      Ao contrário do que você pensa, muitas pessoas bilionárias doaram boa parte do seu dinheiro. No caso, basta avaliar quanto o Bill Gates e o Warren Buffett já doaram em vida. Por isso o seu argumento de falar que dividir riqueza é uma heresia está equivocado.

      Quando nos tornamos mais ricos, geramos riqueza ao nosso redor. Só pensar que se você abrir um negócio irá gerar mais empregos e mais valor para a sociedade.

      Abraço e sucesso

      • Deomário Ramos Pinheiro

        Gostei! A intensão é somente provocar um argumento para que eu possa analisar em quais pontos estou errado e corrigi los. Não sou comunista e acredito no capitalismo, neste momento da evoluçao humana, porque ele é meritocrático. Acredito na vara,linha e anzol.
        Obrigado por ampliar minha visao e no Brasil gerar riqueza é geral mordomias à elite política. Se nao fosse o setor privado (capitalista) este país estaria sem rumo. Obrigado pela atenção.

  • Jose Robson de Araujo Alves

    Excelente material. Tudo começa na mente e em como você vê o mundo.

  • Edson Marcos Natal

    É uma forma bem legal de se pensar.

    Sou crente e não percebo nada de anormal ser rico.

    Não é somente um escritor ou filósofo que diz em sua teria: ” Quem acredita que pode, pode. No entanto, quem acredita que não pode. Isto já estava a Bíblia a muito mais de mil anos: ” E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê .Marcos 9:23

    Eu já percebi em minha vida que, realmente, quem pensa diferente tem resultados diferenciado de outras pessoas.
    Então estou resolvido a pensar/ agir diferente, para o processo financeiro, e seguir as orientações do Leonardo.
    Muito obrigado.

  • Rubem

    Depois de tantos anos de vida, descobri que a vida não consiste de bens materiais. Terei se o Senhor Deus me der. Muitos são os que tropeçam nessa busca. Busque e ensine ase pessoas a buscar o conhecimento de Deus. Voce não vê que o mundo a sua volta está ruim por causa da ganância? Submeta-se a Deus e viva.. Aceite a Jesus agora.

  • j.l.brandão

    esta dica lucas , e só pra quem deseja compartilhar a felicidade com seu próximo, a melhor ajuda que devemos fazer e mostra o caminho para quem intereça ser próximo, conheça a verdade e a verdade vos libertará. parabéns

  • Luiz Philipe

    Não acredito q essa seja uma regra universal. Me parece uma analogia à famosa lei da atração, resumindo-se todo o sucesso no ato de “acreditar” e “visualizar”. Por muitos anos fui adepto a essa visão e imaturamente acreditei. Hj, acredito q o sucesso financeiro está nas decisões q vc tomou na vida juntamente com uma somatória de circunstâncias do ambiente externo: Lugar, amigos, familia, profissão, etc. Acredito q isso de fato são decisivos. O subconsciente pode até certo ponto trabalhar a seu favor, com boas idéias de acordo com a linha de pensamento de se tornar rico, mas de nada adianta se o seu “meio” não possibilita. Imagine alguém q nasceu e viveu na África Subssariana e um determinado momento da vida ele tem a consciência do q é o processo de pensar para ser rico… Se ele não se mudar do meio em q vive, isso se torna impossível. Essa é uma realidade do Brasil, onde se ganha dinheiro quem tem o “jeitinho”, entra nos “esquemas”, se aproveita de situações prejudicando outros. Desculpe, não tenho talento para tal “jeitinho” Brasileiro, por isso q estou me mudando desse lixo.

    • Boa tarde Luiz,

      É justamente esse pensamento que faz com que ele mude de meio. Nós somos a média das 5 pessoas que mais convivemos. Se o pensamento da pessoa mudar, ela irá se dar conta que precisa de mudar de ambiente para prosperar.

      Abraço

    • Zaqueu Batista

      Muito bom creio que a parti de hoje vou pensar diferente

  • fernanda de jesus

    acontece que eu estou zerada..estou sendo ajudada pelos meus filhos o que está gerando discordias, sou artista e é daí que quero enriquecer, fazendo o que amo, como conseguir não sei, já fui famosa, muito até, mas não tinha noção disto, saí da profissão, me casei, fiquei na mão com dois filhos e tive que trabalhar duro para sustentá-los—-agora resolvi voltar mas ninguém me ajuda, corro atrás, mas nada vem, o que mais desejo na vida é ser famosa de novo e ganhar muito dinheiro com isso——-

  • rafael

    Parabéns Leonardo, estou seguindo as propostas e dicas do site e partindo do zero já estou tendo bons resultados, também comprei o minha mente milionária e com a ajuda do material, terei a minha independência financeira em 2 anos. Obrigado e continue assim 🙂

  • Janete Barbosa

    Gostei do artigo! Obrigada por compartilhar… Soma muito aos meus aprendizados.

  • Marcos Norberto

    Leonardo Rocha, boa tarde!
    Cara estou muito feliz de encontrado está pagina com um artigo tão poderoso e completo, acredito na (Lei da Atração) e creio que ela me trouxe até aqui.

    Tenho trilhado este caminho em busca dessa tão desejada, tão sonhada liberdade financeira, mas não é fácil encontra-la e muito menos ainda é conquista-la, porque as vezes nos enchemos de informações que precisam ser organizadas da maneira certa e é justamente aí onde paramos, pois não aprendemos como fazer isso e ficamos sem saber o que deu errado, sendo que deu certo para outras pessoas o uso de tais informações.

    Acredito que encontrei a peça que faltava para eu montar meu quebra cabeça, amaneira correta de como organizar as informações e obter o meu sucesso, acabei de realizar a compra do treinamento Minha Mente Milionária e creio que em breve voltarei aqui para dar meu depoimento de sucesso, desde já muito obrigado em meu nome e em nome de minha família! Um abraço a todos e muito sucesso!

    • Obrigado Marcos. Fico feliz que tenha gostado. Espero seu caso de sucesso junto com muito outros.

      Abraço

      • LUCI

        Excelente artigo, bem pratico se pensarmos no jogo da vida.

      • LUCI

        Excelente artigo, bem pratico se pensarmos no jogo da vida.

  • Peguei o bonde andando, mas no cenário atual (22 de janeiro de 2016) com a inflação batendo 10% é bom pensar em aplicações a longo prazo. Concentrem nos CDBs dos grandes bancos que lhe paguem entre 95 à 100% do DI e após o vencimento (geralmente 5 anos) se for possível, reaplique por mais 5 anos e nunca pare de trabalhar para ir juntando sempre 10% de tudo que recebe para suas economias + 10% para poder usufruir de seu 13º para viajar e não utiliza-lo para pagar as contas de final de ano.

    Os “pequenos” pagam mais, é verdade, mas não estou disposto a receber “almoço grátis” de ninguém, prefiro pagar pelo que recebo.

    Já as LCI e LCA poderão ser taxadas logo mais ( março 2016 ) pois tudo que é bom, dura pouco, e não estou acostumado de tomar 13 chicaras a mais de café que os pequenos oferecem como “cenoura” para você sair dos grandes e ir para os pequenos.

  • jose correa

    Não consegui assistir o video até o fim ele bloqueia no meio, como assisti-lo totalmente.

  • PauloCesar da Conceição Silva

    Prezado Leonardo.
    Grande decepção com o seu curso minha mente milionária. Corrigindo, a decepção não é com o curso é com você. Adquiri o curso, paguei por ele, e, de repente, o acesso ao mesmo ficou difícil. Já enviei dois pedidos de orientação e nada., O incrível é que eu procuro a mensagem sobre o curso e não aparece nada. Como é que pode acontecer isto, se, antes, eu clicava na própria mensagem para cessar o curso
    ? Que mecanismo foi utilizado para sumir a mensagem de autorização do curso. Estou propenso a acreditar que houve má fé de sua parte. Espero uma resposta deste comentário, para que possamos prosseguir em paz.

  • Jocemi Vieira Rodrigues

    Acho que a riqueza não está totalmente nos bens materiais, da mesma forma acho que, para ser feliz não é necessariamente ser rico. O encontro da riqueza com a felicidade, é uma situação obvia, mas se voce só pensar no dinheiro, deixa de ser feliz. A riqueza para mim, está na atitude, na paciência, na tolerância, no amor que você tem pelo próximo, no respeito pela vida, em fim, dar de si sem pensar em si. Eu queria chegar na minha velhice com a minha poupança recheada de orgulho, saúde, prazer de ter feito a minha parte aqui nessa terra, ganhar dignamente o suficiente para ter um lar, uma família, automóvel e muitos amigos, e isso eu tenho, mas não sou rico, sou um ser apaixonado pelo trabalho, pela natureza, filhos, festa e honestidade, O que tenho hoje, milhões de pessoas, não conseguirão alcançar em toda sua vida plena, e como consegui chegar aqui e ser feliz? Usando um objetivo atrás do outro, sempre pensando positivamente, acreditando na força do pensamento, e nunca passando por cima dos outros e humildemente pensando que ninguém é melhor que ninguém. Para ter sucesso na vida é cansativo, quando você consegue, ja tem pouco tempo para usufruí-la com prazer, Mas vale a pena lutar e acreditar na sua força interior. A felicidade é uma consequência, não uma recompensa.

  • Paulo Tadashi Ishii Junior

    Ganhei meu primeiro milhão através do esforço próprio, brincadeira, mas ganhei bastante dinheiro quando resolvi acabar com a monotonia, vendi um imóvel que não valorizava e comprei outro que iria valorizar e ganhei até agora 250.000, e vai valorizar até não sabe quanto, quando resolvemos acabar com o marasmo e com a vida monotona é que vem as grandes conquistas de nossa vida. Se tudo ocorrer como planejo vou ter o dobro que sonhava na vida e ja da para viver de rendas que dá 2.000.000, hoje para viver de renda 1.000.000 não dá tem que ter acima de 1.500.000.

  • FILIPE MODESTO

    eu li o livro (O SEGREDO DA MENTE MILIONÁRIA)

  • Wander Cardoso

    Otimo conteudo !
    Parabéns

  • Ricardo Guerlandi

    Excelente artigo Leonardo. Concordo em gênero, número e grau. O que eu percebo na população brasileira é realmente a falta de educação em vários níveis, inclusive o financeiro, e a proliferação e estímulo pela “cultura da ignorância”, do “pão e circo”. Infelizmente, a maioria que ler um artigo como esse, ou muitos dos artigos de blogs que falam sobre investimentos e sobre a possibilidade de se mudar a vida financeira e tornar-se também um “Novo Rico” – tomando emprestado o título criado por Tim Ferry -, amadurecendo-se mentalidade e conhecimento neste sentido, é ser um esnobe ou um iludido. Um post sobre esse assunto compartilhado no facebook chega a ser uma ofensa para muitas pessoas, porque na cultura de nosso país, ser bem-sucedido para muitos é uma ofensa. Uma pena.

    Tive meu amadurecimento com relação ao aspecto financeiro, e dei início às atitudes efetivas para alcançar minha independência financeira a pouco tempo, mais precisamente julho de 2015, depois de muito refletir sobre o que estava fazendo de minha vida, o consumismo desnecessário, o excesso de tempo focado em coisas pouco importantes e que nada agregariam a minha vida, o trabalhos sem propósito e a frustração que tudo isso estava fazendo comigo. Estou muito empenhado e focado nesta nova etapa, agregando conhecimentos, investindo em formas de trabalho mais inteligentes, adotando novos hábitos que tornam minha vida mais saudável, feliz, e com propósito.

    Acabo de conhecer o seu trabalho. Excelente blog e ótima postagem.

    Grande abraço!

    • Obrigado Ricardo. Fico feliz que tenha gostado. Tenho certeza que essa transformação irá trazer muitos frutos positivos para a sua vida.

      Abraço

  • Julia

    Gostei muito!

  • Dalva

    Simplesmente demais.Meu bi-zavo era fazendeiro, dono de terras de café, e muito gado, sabe como começou? com 01 duzia de ovos que ganhou da madrinha, quando foi pedir bença a ela na páscoa. E eu como meu bi-zavo tenho 02 floriculturas. Sabe como eu comecei? Pegando saquinho de sal vazio,(que os donos de açougue jogava fora, porque eles usavam muito sal para salgar as carnes) E nestes saquinhos plantava mudinhas de plantas, a qual eu colhia nos jardins de casa e casas de amigos e parentes. Sou grata por tudo isso, sou muito grata pela sua vida Cristovão Borges. Sou eternamente grata por ter aprendido com você. Não tenho estudo mas a minha vontade de vencer é maior que as montanhas que aparecem em meu caminho. Amo sua vida, o Deus que abita em mim saúda o Deus que abita em você.

  • Ricardo Moço Batista

    mUITO BOM!

  • Arnaldino Chiambo Cussumala

    li os comentários e são benéficos para mim já que nos últimos dias tenho pensado seriamente como dar a volta a minha vida, estou cansado da pobreza e engendrei um plano piloto que penso implementa-lo em breve, e segundo minha pesquisas é possível num prazo de cinco anos poder criar um património financeiro que me pode catapultar para uma vida empresarial de sucesso, investi muito em conhecimentos na área financeira, o problema que me deparo é o ponto de partida? praticamente não tenho nada, apenas estou contando com um pequeno património que pretendo sacrifica-lo para o despique. Estou optimista e seguro que dará certo apenas a ansiedade de quer ja acontecer.

  • Jan

    Excelente!!!!

  • Adriano Teixeira

    Pois é. O artigo do Leonardo é perfeito. Cristovão Borges escreveu exatamente o que eu escreveria. Parabéns a ambos.

    Gostaria de enfatizar também que o que acho mais difícil é romper a casca de sua própria ignorância. Ser humilde em reconhecer que o “seu jeito” não funcionar tão bem. Se é feliz com ele, bem. Se não está satisfeito com o ponto onde está sua vida, mude.

    O lance é ser feliz. Sejam todos felizes.

  • Leonardo Leonel

    Estou a comessar a conpanhar já estou. A colocar em pratica todas as dicas

    • Show Leonardo. Depois comente os seus resultados! Abraço e sucesso

    • Show Leonardo. Depois comente os seus resultados! Abraço e sucesso

  • Leonardo Leonel

    Estou a comessar a conpanhar já estou. A colocar em pratica todas as dicas

  • Isa Sousa

    Parabéns pelo artigo. Agora é só colocar em prática e acreditar, pois, o pensamento positivo conta muito.

  • Isa Sousa

    Parabéns pelo artigo. Agora é só colocar em prática e acreditar, pois, o pensamento positivo conta muito.

  • carla tutschke

    Anotei tudo….. ESTUDEI TUDO OQUE VC DISSE; estou lendo Os Segredos Da Mente Milionária, e seu artigo foi de total validade pra mim…… Estou comendo todo conteúdo possível relacionado a desenvolvimento pessoal, finanças e neurolinguística…. E estou me reprogramando a cada palavra que possa me trazer a um nivel mais alto de conhecimento… Antes eu achava que pra ter uma boa vida, era necessário estudar numa boa universidade, arranjar por sorte um bom emprego e me aposentar… Hoje estou trabalhando em uma empresa que muitas pessoas simples, que enxergam tudo oque vc relatou aqui, tem se tornado ricos…. Eu sinto que estou sendo preparada para alcançar a riqueza e saber oque fazer com ela… Obrigada por tudo

    • Muito legal Carla,

      Fico feliz que os artigos tem ajudado você!

      Um abraço e muito sucesso

    • Muito legal Carla,

      Fico feliz que os artigos tem ajudado você!

      Um abraço e muito sucesso

  • carla tutschke

    Anotei tudo….. ESTUDEI TUDO OQUE VC DISSE; estou lendo Os Segredos Da Mente Milionária, e seu artigo foi de total validade pra mim…… Estou comendo todo conteúdo possível relacionado a desenvolvimento pessoal, finanças e neurolinguística…. E estou me reprogramando a cada palavra que possa me trazer a um nivel mais alto de conhecimento… Antes eu achava que pra ter uma boa vida, era necessário estudar numa boa universidade, arranjar por sorte um bom emprego e me aposentar… Hoje estou trabalhando em uma empresa que muitas pessoas simples, que enxergam tudo oque vc relatou aqui, tem se tornado ricos…. Eu sinto que estou sendo preparada para alcançar a riqueza e saber oque fazer com ela… Obrigada por tudo

  • Rafael

    Boa noite, Leonardo comecei a ler seus artigos achei muito interessante, explica com muita clareza e muito objetivo, eu jamais pensei dessa forma.Gostei muito mesmo desses artigos e vou praticar daqui por diante… Parabéns, obrigado.

    • Obrigado Rafael. Fico feliz que você tenha gostado e que já esteja colocando em prática.

      Abraço

      • Silvia do Nascimento

        Por favor Leonardo… me responda o porque que não recebi nada para participar do seu curso em ON.. Fiz a minha inscrição no dia 09/06/2016 .. e até agora não recebi nada nem senha e nem os dias em que o curso vai ao ar. Será que foi um golpe? meu nome é Silvia do nascimento. meu Email é: silvia47nascimento@hotmail.com fico esperando sua resposta. obrigado.

        • Boa tarde Silvia,

          Por favor envie um e-mail para o nosso suporte ( suporte@queroinvestiragora.com) informando seus dados. O que pode ter acontecido é que você pode ter digitado seu e-mail incorretamente. Assim os dados de acesso podem ter sido enviados para o e-mail errado.

          Abraço

    • Obrigado Rafael. Fico feliz que você tenha gostado e que já esteja colocando em prática.

      Abraço

  • Rafael

    Boa noite, Leonardo comecei a ler seus artigos achei muito interessante, explica com muita clareza e muito objetivo, eu jamais pensei dessa forma.Gostei muito mesmo desses artigos e vou praticar daqui por diante… Parabéns, obrigado.

  • Raimunda N L

    amei vcs não tem nem Idéia do quanto preciso dessa ajuda.fico grata por cada dicas q recebo de vcs. um abraço enorme.

  • Raimunda N L

    amei vcs não tem nem Idéia do quanto preciso dessa ajuda.fico grata por cada dicas q recebo de vcs. um abraço enorme.

  • Emerson Miranda Catanha

    Tem muita verdade ai sim. Se vc olhar pessoas ricas geralmente vão te falar assim – tal pessoa é rico , não sai nem pra compra pipoca, junta tudo pra ficar comprando terrenos e bois – a maioria das pessoas torra seu dinheiro em futilidades sem retorno algum, os ricos sempre investem em bens que lhe darão retorno financeiro, aí quando chegam em um patamar elevado todos ficam se perguntando como chegou lá…….Para isso tem aquela velha frase – Vc vê as pinga que eu bebo,mas não vê os tombos que eu levo! – É bem assim.

  • Emerson Miranda Catanha

    Tem muita verdade ai sim. Se vc olhar pessoas ricas geralmente vão te falar assim – tal pessoa é rico , não sai nem pra compra pipoca, junta tudo pra ficar comprando terrenos e bois – a maioria das pessoas torra seu dinheiro em futilidades sem retorno algum, os ricos sempre investem em bens que lhe darão retorno financeiro, aí quando chegam em um patamar elevado todos ficam se perguntando como chegou lá…….Para isso tem aquela velha frase – Vc vê as pinga que eu bebo,mas não vê os tombos que eu levo! – É bem assim.

  • Paulinho Junior

    Que fantástico, parabéns pelo artigo! Com certeza vou colocar em prática! Grande abraço e sucesso!

  • Paulinho Junior

    Que fantástico, parabéns pelo artigo! Com certeza vou colocar em prática! Grande abraço e sucesso!

  • Maria Madalena Silva

    Li, fiz anotações mais necessárias e amei as dicas aqui expostas. Nesta caminhada de finanças tenho grande desejo de prosperar, mas confesso que o negativismo impedi-me de progredir levando minha mente ao alto, como é proposto aqui. Cursos virtuais sobre isto ainda não fiz mas li diversos autores que direcionam muito bem O QUE FAZER para conseguir riqueza . Começo entusiasmada mas sempre desisto. Tenho MEDO de SER RICA. Hoje sinto que tenho necessidade de fazer uma faxina eliminatória de medos e insegurança. Sou muito grata e vou passar as informações lidas, compartilhando-as.Te desejo mais sucesso e sou muito grata pelas informações recebidas , Leonardo Rocha. Um abraço.