Letra de Crédito do Agronegócio – Investimento de Baixo Risco isento de IR

Nesse artigo você aprenderá o que é uma LCA e um passo a passo para saber quando vale a pena investir nela. No final do artigo há uma planilha para você simular seu investimento!

 

O que é uma Letra de Crédito do Agronegócio?

 

LCA significa Letra de Crédito do Agronegócio. Elas são emitidas por instituições financeiras (tanto públicas quanto privadas) e possuem como lastro os direitos creditórios que são originados no agronegócio.

A LCA é bastante semelhante a LCI em várias características. No entanto, os recursos do empréstimo serão destinados para financiar o agronegócio. Da mesma forma que a LCI, a LCA é um investimento de Renda Fixa, pois o valor a ser pago (baseado em um indexador com um percentual do CDI, por exemplo) e a data de vencimento são pré-estabelecidos quando você faz um contrato com o credor.

 

Tributação

 

Da mesma forma que a LCI, a LCA também é isenta de imposto de renda, o que a torna um investimento bastante atrativo.

 

Risco

 

O risco da LCA pode ser considerado relativamente baixo. Além da instituição financeira como cobertura para um possível problema de calote, agora a LCA também conta com a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que cobre valores até R$ 250.000,00 por CPF e por instituição financeira. Você pode conferir essa notícia a respeito do FGC nesse LINK.

 

Aplicação Mínima

 

Ao menos na LCA do Banco do Brasil a aplicação mínima é de R$ 30.000,00. Nessa hora gosto de reiterar a importância de ter uma conta em uma corretora. Muitas delas permitem que você adquira produtos com aplicações mínimas bem mais baixas, o que acaba sendo uma grande vantagem para o investidor.

Além disso, algumas corretoras possuem produtos de várias instituições financeiras, o que torna a sua vida muito mais fácil. Tendo apenas a conta em uma corretora você pode comprar os mais diversos produtos de várias instituições financeiras.

Lembre-se, no entanto, que é muito importante você ter uma pessoa de confiança para lhe ajudar com os seus investimentos. Quando digo isso é que você conheça alguém que pense primeiro em você, tentando lhe servir com os melhores produtos disponíveis para seu objetivo e perfil, independentemente da comissão que o corretor irá receber.

 

Prazos

 

Da mesma forma que a LCI, a LCA possui um prazo mínimo para investimento. A liquidez também é menor o que pode diminuir o seu ganho ou até mesmo lhe gerar um pequeno prejuízo se quiser sair de sua posição antes do prazo estabelecido. Portanto, sempre fique atento antes de investir em uma LCA. Verifique se as condições estão de acordo com o seu objetivo, perfil e prazo que você possui para investir.

 

A partir daqui o artigo acabou ficando muito parecido ao da LCI porque possuem muitas características em comum.

 

Fique Atento!

 

Muitas instituições acabam falando que a LCA paga 107% do CDI. Quando falam isso, estão se referindo ao valor líquido da rentabilidade do CDI, ou seja, o valor descontado do imposto de renda. Então sempre fique atento e calcule para saber se vale a pena ou não.

 

Afinal vale a pena investir na LCA?

 

A resposta é depende. Então você vai me perguntar: Depende do que? Depende de qual percentual do CDI que você consegue na sua aplicação no CDB e qual % do CDI você consegue no investimento em LCA. Você também deve levar em consideração o prazo porque ele acaba influenciando na alíquota do imposto de renda a ser cobrado.

 

Exemplo:

Vou considerar que a taxa do CDI está em 10% ao ano. Se você tem a possibilidade de investir em um CDB que pague 100% do CDI, sua rentabilidade líquida seria de:

  • 7,75% para aplicações feitas até 180 dias.
  • 8,00% para aplicações feitas entre 181 dias e 360 dias.
  • 8,25% para aplicações feitas entre 361 dias e 720 dias.
  • 8,50% para aplicações feitas a mais de 720 dias.

Nesse caso, uma LCA que pague 84% do CDI bruto, seria mais interessante que investir no CDB para prazos inferiores a 721 dias. Mas por que isso?

84% do CDI equivale a 8,4% e 8,4% é maior que 8,25%, 8% e 7,75% que é o que renderia o CDB que você investiu. Agora se você pretende investir para um prazo maior que 720 dias o CDB, nesse caso, seria mais em conta.

 

Como calcular o que vale mais a pena?

 

Para ajudar você a saber o que vale mais a pena criei essa planilha que você pode fazer o download AQUI. Para saber qual o investimento mais atraente siga os passos:

  1. Comece preenchendo a taxa CDI anual. Você pode usar a taxa SELIC, pois ambas tendem a ser muito parecidas.
  2. Preencha qual o percentual do CDI o CDB do seu banco paga para o valor que você deseja investir. O percentual do CDI divulgado na rentabilidade do CDB é a rentabilidade bruta, ou seja, sem levar em consideração o imposto de renda.
  3. Preencha qual percentual do CDI a LCA paga. Nessa hora fique atento! Busque saber a rentabilidade bruta, pois muitos bancos tende a informar a rentabilidade líquida, mesmo que essa varie de acordo com o prazo!
  4. Em seguida basta observar os resultados nos quadros em laranja.

 

Para finalizar

 

  • A LCA é um investimento muito interessante por não haver incidência de imposto de renda para pessoas físicas.
  • Ela possui baixo risco e pode ser uma alternativa para diversificar os investimentos de renda fixa.
  • A aplicação mínima tende a ser mais alta se comparada com outros investimentos mais tradicionais de renda fixa. Se quiser investir valores menores, busque investir por meio de corretoras. Elas acabam sendo uma ótima alternativa para investir nesse produto.
  • Uma das desvantagens é que ela não é o investimento mais aconselhável para você aplicar o seu dinheiro de emergência, pois possui restrições de liquidez. Existe um prazo mínimo para aplicação e, se você precisar do dinheiro antes da data do vencimento, pode ter problemas de liquidez para transformar a LCA em dinheiro. Em outras palavras, se você quiser vender seu título antecipadamente, não existem muitos compradores. Dessa forma não é recomendável liquidar o investimento antes da data de vencimento.
  • Lembre-se que você deve saber a taxa bruta que ela rende em relação ao CDI para ver qual investimento é mais atrativo.
  • Use a planilha para comprar os investimentos! Clique AQUI para baixá-la.