Os 7 Poderosos Hábitos Para Você Ser Rico

Você sabia que o sucesso é determinado principalmente pela forma como você age e pelos hábitos que você possui? Não é por acaso que as pessoas que tem sucesso possuem hábitos muito semelhantes…

Por esse motivo, temos que dar muita atenção a esses hábitos e tentarmos incorporar eles nas nossas vidas se quisermos ter prosperidade financeira!

Você sabe quais são esses hábitos? Vamos descobrir quais são, analisar cada um deles e entender melhor como podemos incorporar eles em nossas vidas.

 

#1 – Crie Metas Diárias

QIA-ARTIGO-como-ser-rico-02

Muita gente faz metas, mas no geral elas são mensais ou anuais. Uma das coisas que os ricos fazem e eu também já venho implementando na minha vida é estabelecer metas diárias. Primeiro nós pegamos as metas mensais e transformamos elas em pequenas metas semanais. Em seguida pegamos essas metas semanais e transformamos em metas diárias.

Por exemplo: se eu tenho uma meta de fazer 100 vendas por mês, eu transformo primeiro em 25 vendas por semana e depois em 5 vendas por dia. Assim, eu consigo ter uma noção melhor se estou de acordo com a minha meta ou não.

Quando temos metas muito longas, só saberemos que estamos no caminho errado muito tempo depois e, por conseguinte, teremos pouco tempo para corrigirmos a nossa rota.

Por esse motivo você deve criar metas curtas.

Hoje eu utilizo o asana que é um aplicativo web onde eu coloco todas as minhas atividades a serem realizadas no dia. Também mensuro todas as metas que eu tenho diariamente o que me ajuda a alcançar os meus resultados e também me ajuda a ter resultados mais previsíveis e consistentes. Recomendo que você dê uma olhada nesse aplicativo gratuito, pois ele pode ajudar você a se organizar também!

 

#2 – Cuide da Sua Saúde

QIA-ARTIGO-como-ser-rico-03

Você precisa ter práticas saudáveis para ser uma pessoa de sucesso. Pessoas que se alimentam melhor tem mais disposição, produzem mais e, como consequência, geram mais valor. Nos outros artigos já comentei como a geração de valor é o que traz sucesso financeiro para as pessoas. Se você quiser ler mais sobre mindset, clique aqui.

Pessoas que praticam atividades físicas, no geral, conseguem manter um equilíbrio muito poderoso entre a mente e o corpo. Eu, particularmente, prefiro tomar decisões difíceis depois de praticar alguma atividade física, porque minha ansiedade diminui bastante, fazendo com que eu consiga pensar nas coisas com muito mais clareza.

Busque sempre ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e dormir bem. Pessoas de sucesso buscam isso porque sabem o efeito poderoso que isso gera em suas vidas.

Claro que você não precisa virar um monge budista, mas pense como a sua vida está agora e como você pode melhorá-la.

 

#3 – Conheça Novas Pessoas

QIA-ARTIGO-como-ser-rico-04

Conhecer pessoas novas é uma das coisas mais poderosas que você pode fazer. Já tentou pensar em quantas ideias surgiram quando você conversa com pessoas que fazem a mesma coisa que você, ou que tem as mesmas dificuldades e sonhos que você possui?

Eu posso dizer para você que parece que é até meio mágico. Quando trocamos ideias com pessoas que tem os mesmos objetivos que nós, por mais que eles vivam em realidades totalmente diferentes, parece que existe uma sinergia muito poderosa.

Seja o assunto sobre investimentos, empreendedorismo, esportes, ou qualquer outro tópico sempre temos o que compartilhar e o que aprender. Por isso esteja constantemente conhecendo novas pessoas, trocando experiências, porque uma pequena ideia de uma conversa que pode gerar um gigantesco resultado na nossa vida.

São essas pequenas “sacadas” que muitas vezes podem multiplicar nossos resultados na nossa vida pessoal e profissional. Por isso fique sempre ligado e converse com o maior número de pessoas que você conseguir. Lembre-se que você pode aprender com o erro dos outros e que não precisa trilhar os caminhos errados por conta própria para aprender mais sobre determinado assunto.

 

#4 – Veja Menos Televisão

QIA-ARTIGO-como-ser-rico-05

Muitas pessoas financeiramente prósperas evitam ficar mais de 1 hora por dia assistindo televisão. Quando falo isso, não quero dizer que você não pode ver TV, mas sim que hoje temos MUITA informação na internet de fácil acesso. Hoje você pode ver vídeos, documentários, aulas gratuitas sobre temas muito mais produtivos e que podem agregar muito mais para a sua vida do que a novela das 8.

Busque ser um eterno curioso sobre os mais diversos assuntos. Isso fará com que você esteja diariamente aprendendo coisas novas não só relacionadas ao seu trabalho, mas sobre vários temas que lhe tornarão uma pessoa melhor. Cada vez mais aprendemos, mais temos facilidade para “conectar os pontos”, ou seja, gerarmos novas ideias a partir de coisas que vemos no nosso dia a dia.

Por exemplo: estou jantando em um restaurante e então vejo como a pessoa do caixa oferece uma sobremesa ali quando estou pagando. Aquilo me dá a ideia de que quando eu vendo meu produto ou serviço eu poderia estar oferecendo algo a mais, satisfazendo melhor meu cliente, gerando mais valor e sendo remunerado financeiramente por isso.

O que eu quero dizer é que, se estivermos com a cabeça na novela de todos os dias, não veremos essas oportunidades que estão por aí porque estaremos pensando na novela e não no nosso negócio ou no nosso trabalho.

Fazendo uma analogia: quando estamos procurando pessoas com camisetas vermelhas numa sala, não conseguimos notar quantas pessoas de camiseta azul estão presentes nesse ambiente.

Por isso você precisa ser apaixonado pelo que você faz. Assim você verá uma oportunidade de melhorar o que você faz, oferecer um serviço melhor para as pessoas e ser melhor remunerado por isso como consequência de tudo isso.

 

#5 – Leia Todos os Dias

QIA-ARTIGO-como-ser-rico-06

Ler é uma das melhores formas para nos desenvolvermos como pessoas. As pessoas ricas não nasceram sabendo mais que você sobre determinado assunto. Elas, com o passar dos anos, simplesmente desenvolveram certas habilidades que tornaram elas mais bem-sucedidas financeiramente.

A leitura é uma excelente forma para desenvolvermos novas habilidades, uma vez que ela permite que você passe por algumas experiências sem ter necessariamente vivido aquilo. Ela também permite que você entenda como algumas pessoas veem o mundo e realizam algumas atividades e processos. Imagina você ter que deduzir tudo do zero o tanto de trabalho que você teria. Será que você conseguiria também deduzir tudo do zero? Certamente não.

Por esses motivos a leitura nos agrega muito e não é por acaso que as pessoas ricas dedicam alguns minutos ou horas por dia para lerem sobre determinados assuntos. Você pode ler sobre assuntos relacionados ao seu trabalho, desenvolvimento pessoal, entre outros com o objetivo de estar sempre por dentro do que há de mais novo sobre o tema.

 

#6 – Desenvolva Suas Habilidades

QIA-ARTIGO-como-ser-rico-07

Uma das formas mais fáceis de você ter sucesso no que faz é desenvolver suas habilidades. Para isso você precisa fazer um mapeamento pessoal para saber o que você faz melhor, o que o seu trabalho exige, para depois saber exatamente quais áreas da sua vida profissional você precisa desenvolver.

Lembre-se novamente, ninguém nasce sabendo. Algumas pessoas acabam passando por experiências que fazem com que ela tenha mais propensão a aprender algo do que outras. Mas como falei, ninguém nasce sendo hábil em alguma coisa e, portanto, precisamos estar em constante desenvolvimento pessoal.

Você acha que uma pessoa de extremo sucesso tem apenas dom? Claro que não. Já existe um consenso de que são necessárias muitas horas de prática e desenvolvimento pessoal para a pessoa ser muito boa em determinada atividade. A exemplo disso podemos examinar atletas olímpicos. Eles passam horas treinando diariamente para alcançar a alta performance.

Pessoas ricas também praticam, erram, se auto avaliam e buscam sempre estar melhorando. Não pense que elas não erram porque isso NÃO EXISTE. O erro faz parte do aprendizado e desenvolvimento de qualquer habilidade.

Sendo bem realista, posso dizer que nas coisas que mais tive sucesso ocorreram muito mais erros do que acertos. Mas o mais importante é NÃO DESISTIR e sempre seguir em frente. Nos maiores tombos aprendemos as maiores lições. Pense sobre isso.

 

#7 – Cerque-se de Pessoas Boas

QIA-ARTIGO-como-ser-rico-08

“Você é a média das cinco pessoas com as quais passa mais tempo. ” – Jim Rohn

No começo eu não dava muita bola para isso, porque eu não sabia o poder dessa frase. Quando comecei a ter mais sucesso nas coisas que eu fazia, vi que isso acontecia naturalmente. Como consequência do sucesso eu passei a ficar ao redor de pessoas com mais sucesso também.

Também percebi que se nos forçamos, num primeiro momento, a convivermos com pessoas que estão onde queremos estar, o tempo necessário para alcançar sucesso em algo qualquer é encurtado drasticamente.

Existe algum tipo de energia, algo que eu não sei explicar exatamente o que é, que faz com que isso aconteça. Quando convivemos com pessoas bem-sucedidas, vemos os hábitos que elas possuem e tendemos a copiar eles (eu acho). É uma convivência extremamente benéfica e poderosa.

Ao contrário de uma mesa de poker, que dizem que se você não sabe quem é o pato da mesa você é o pato e, portanto, deve cair fora, no mundo do desenvolvimento pessoal você deve buscar ser o pato. O que eu quero dizer com isso? Se você é o que mais sabe na roda de pessoas que convive, você está na roda errada. Você deve buscar conviver com pessoas melhores que você, pois assim você passará para outro nível muito mais rápido.

 

Vou dar um exemplo prático do que aconteceu comigo…

QIA-ARTIGO-como-ser-rico-09

Quando eu tinha uns 10 anos eu fazia judô. No começo, eu ficava muito triste, porque eu era o menos graduado e “apanhava” de todo mundo. Depois de um tempo, eu comecei a apanhar menos e a nivelar meu nível com as pessoas mais graduadas do lugar onde eu treinava. Um tempo depois, eu já estava quase no mesmo nível daqueles judocas, mas ainda perdia deles o que era esperado, uma vez que eles já tinham praticado mais tempo que eu.

Alguns anos depois, eu fui treinar em outro lugar que os lutadores eram ainda mais graduados do que aqueles com os quais eu treinava antes. O que aconteceu? Depois alguns meses treinando nesse novo local, eu consegui elevar muito o nível do meu judô. Então quando fui treinar novamente com aqueles primeiros colegas, eu conseguir ganhar de vários deles. Aqueles novos colegas de treino me puxaram para um nível bem acima e, mesmo tendo menos experiência do que aqueles meus primeiros colegas de treino, eu consegui elevar meu judô para outro nível.

Isso mostra como as pessoas com as quais convivemos podem elevar nosso potencial para outro nível. Por isso busque se cercar de pessoas MELHORES QUE VOCÊ.

 

Resumindo o que aprendemos sobre como ser rico:

 

  • Transforme as metas anuais em metas mensais, semanas e diárias. Assim você pode corrigir o seu rumo quando estiver indo para o caminho errado.
  • Cuide da sua saúde tendo uma boa alimentação, fazendo alguma atividade física diariamente e dormindo bem à noite. Assim você estará com a mente e o corpo em equilíbrio e irá aumentar a sua produtividade.
  • Esteja sempre conhecendo novas pessoas e buscando novas experiências. Com isso você terá novas ideias para se desenvolver pessoalmente.
  • Veja menos televisão e busque aprender diariamente sobre algo que pode ajudar você a se desenvolver.
  • Leia todos os dias sobre algo que pode ajudar você a se tornar uma pessoa melhor. Aprenda com a experiência dos outros que já erraram bastante até chegar onde você quer chegar.
  • Lembre-se que nem as pessoas mais prósperas nasceram sabendo. Esteja sempre se desenvolvendo para se tornar uma pessoa melhor.
  • Cerque-se de pessoas boas. Afinal você é a média das 5 pessoas com quem mais convive.

 

Apresentação Gratuita:

 

Para facilitar o processo de aprendizado das pessoas eu criei essa apresentação. Nela, eu explico melhor o poder da mente e como você pode tornar a sua mente na mente de um milionário.

 

Clique Aqui para ver a Apresentação

 

Não esqueça de compartilhar com seus amigos e de deixar seu comentário falando o que você achou desse artigo! Diga também sua opinião sobre como ser rico.

  • Liliane

    Achei ótimo este texto! Só achei dificultoso a parte que diz cerca-se de pessoas mais prósperas que você. Porque na rotina trabalho-academia-casa você conhece poucas pessoas e das que você conhece são as que estão no mesmo nível de prosperidade. Na prática, alterar isso é a parte mais difícil da lista. Impactante a frase do Jim Rohn, gostei muito. Obrigada por compartilhar essas ideias! Liliane

    • Simone Lopes Barboza

      Ola Liliane, também não tenho acesso pessoalmente a pessoas melhores que eu no meu nicho de trabalho, porém o que costumo fazer e estou aplicando fortemente é buscar no meio digital grandes nomes para aprender com eles e implementar em minha vida novas ideias! Sucesso pra ti.
      PS: Leonardo sempre de parabéns, ótimo artigo.

      • Obrigado Simone,

        Fico feliz que tenha gostado. A participação de vocês aqui já torna esse ambiente propício para nos cercarmos de pessoas com pensamentos parecidos.

        Abraço

    • Vinicius Lopes

      Oi Liliane, vou te dar meu exemplo pra vc ver como não é tão difícil como parece. Há alguns meses venho estudando/lendo livros/fazendo cursos/assistindo webnários e etc., sobre os diversos tipos de investimentos que existem (Renda Fixa/Renda Variável), sobre como alterar meus MINDSETS enraizados, como criar hábitos mais saudáveis tanto física quanto mentalmente, e tudo isso visando duas metas em minha vida: trabalhar com o que realmente gosto e assim alcançar minha independência financeira. Hoje eu divido uma casa com mais 5 pessoas que trabalham na mesma empresa que eu. A tendência natural que está acontecendo é essa distância dessas pessoas e por consequência estou interagindo, mesmo que através da internet, com pessoas que buscam os mesmos conhecimentos (claro que com objetivos distintos) que eu. Quando a frase do Jim Rohn chegou até mim: “Você é a média das cinco pessoas com as quais passa mais tempo. ”, percebi que isso já estava acontecendo em minha vida e de uma maneira natural.
      Resultado: passei a frequentar muito menos as noites na sala de minha casa (na qual eles estão por lá falando sobre futebol, trabalho, sobre fulano e ciclano; assuntos que nunca me agregaram em nada), fico muito em meu quarto dedicando meu tempo à mim mesmo e aos meus “sonhos/objetivos”.

      • Boa tarde Vinícius,

        Justamente isso que aconteceu comigo também. Você começa a se cercar naturalmente das pessoas que pensam iguais a você.

        Abraço

        • Vinicius Lopes

          Boa tarde Leonardo,

          Parabéns pelo seu trabalho, espero que você saiba o quanto ele tem influenciado a vida de muitas pessoas.

          Bons investimentos e sucesso para todos nós.

          Forte abraço.

  • Rair Andrade

    Ótimo Artigo Leonardo gosto muito de Desenvolvimento pessoal e recentemente comecei uma mudança na minha vida e estou vendo que não tem coisa melhor. Parabéns e muito sucesso…

  • Ítaro Gabriel

    Muito bom, dicas preciosas. Parabéns! Também fiquei meio assim com relação as novas amizades. Geralmente temos nossa rotina, mesmas pessoas, mesmos locais, até pela questão social de cada um. Ao meu ver é o ponto mais difícil para “tais” novas amizades! Um meio muito legal que independe da classe são os esportes (Corrida, Bike), sempre tem boas amizades/contatos para se cultivar nesse meio! Mais uma vez parabéns pela publicação!

    • Obrigado Itaro,

      Fico feliz que tenha gostado. Muitas vezes as novas amizades vem naturalmente.

      Abraço

  • copetti

    Ótima matéria,incentivadora,preciso e vou fazer uma mudança radical,comportamental em minha vida para atingir todos os objetivos q e pensar igual a rico e ser rico

    • Obrigado Copetti,

      Fico feliz que tenha gostado.

      Abraço

  • Rivaldo

    Leonardo,parabéns preciso me cercar de pessoas como você ,só assim consiguirei fazer uma lavagem cerebral,mudando hábitos,pensamentos,atitudes,fazer o dinheiro trabalhar pra min

  • Paulo Sales

    Excelente abordagem, de grande ajuda pra mim e outros. Soma para abrir novos horizontes. Sucesso para todos!

    • Obrigado Paulo. Fico feliz que tenha gostado! Abraço

  • Rodrigo Chagas

    Excelente artigo Leonardo. Tento colocar em prática todos os seus conselhos. Não é fácil, porém, é possível.
    Eu só tenho uma pequena crítica com relação ao texto. Espero que não me leve a mal, mas acho que melhora o entendimento do mesmo. Em frases como ” Por esse motivo, temos que dar muita atenção a esses hábitos e tentarmos incorporar eles nas nossas vidas se quisermos ter prosperidade financeira!”, corrija a expressão “melhorar eles” para “melhorá-los”. Esse tipo de construção acaba deixando o texto mais “feio” e pode incomodar chatos como eu…rsrsr. Há outras passagens com o mesmo problema no texto. Acho que fazendo essas correções, ele ficará ainda mais rico. Grande abraços e parabéns pelo site!

  • Celso de Andrade

    Entendi bem e vou para de chafurdar no lodo da minha incompetência!

  • guilherme f. pereira

    Como vou comprar seu treinamento se ñ tenho um centavo…Ñ seria melhor me fornecer e se der tudo certo eu pagerei depois. Pq afinal na sua esplanação seus argumentos são convicentes.Acredito em td q vc disse, mas ñ tenho como pagar.Estou desempregado ha quinse anos. Tenho procurado desde umbanda até numerologa das mais conceituadas. E nunca tive resposta do q tem acontecido.Sou uma pessoa de 62 anos, lutador, bom carater, honesto e acima de tudo bom pai.(a ex quando acabou o $ me ofereceu a porta da rua).Então fica a pergunta se temos pq ñ demos e se minha terra é fertil, colhendo em abundancia alguem ajudarei. Abraços

  • Henrique

    Parabéns, ótimo artigo – Contribuiu muito para o que eu procurava!

  • Marcelo

    Sou Classe Média

  • carlo miranda

    Em primeiro lugar quero lhe agradecer pelas dicas que sao muito boas e lhe dizer que sou uma pessoa que sonha com muito sucesso na vida mais a falta de ideias de como criar meu proprio negocio me dificulta, sera por eu ser um individo de ter receio de fazer novas amizades me dificulta ser esta pessoa em que eu sempre espero ser. Sou muito dependente de um salario mensal sera que isto me ajudara a se tornar em sucesso. Um abraco mano

    • Bom dia Carlo,

      Primeiro você precisa perder o medo de errar. No geral somos ensinados que errar é ruim, mas errar faz parte do processo de aprendizagem!!

      Abraço e sucesso

    • Bom dia Carlo,

      Primeiro você precisa perder o medo de errar. No geral somos ensinados que errar é ruim, mas errar faz parte do processo de aprendizagem!!

      Abraço e sucesso

  • carlo miranda

    Em primeiro lugar quero lhe agradecer pelas dicas que sao muito boas e lhe dizer que sou uma pessoa que sonha com muito sucesso na vida mais a falta de ideias de como criar meu proprio negocio me dificulta, sera por eu ser um individo de ter receio de fazer novas amizades me dificulta ser esta pessoa em que eu sempre espero ser. Sou muito dependente de um salario mensal sera que isto me ajudara a se tornar em sucesso. Um abraco mano

  • Alaides Puppin Ruschel

    Achei os comentários bem interessantes, porem creio que depende muitos das metas a serem alcançadas, Ex.
    Sou escultora , arte que iniciei com 60 anos e vencí por aplicar conhecimentos outros de minha vivência, agora com tanta crise, escultura em bronze, competição, Paiz´em decadência…Resumo ????

  • Alaides Puppin Ruschel

    Achei os comentários bem interessantes, porem creio que depende muitos das metas a serem alcançadas, Ex.
    Sou escultora , arte que iniciei com 60 anos e vencí por aplicar conhecimentos outros de minha vivência, agora com tanta crise, escultura em bronze, competição, Paiz´em decadência…Resumo ????

    • Bom dia Alaides,

      A crise é uma oportunidade para inovar. Eu particularmente tive meus maiores faturamentos na época da crise.

      Abraço e sucesso

    • Bom dia Alaides,

      A crise é uma oportunidade para inovar. Eu particularmente tive meus maiores faturamentos na época da crise.

      Abraço e sucesso

  • CLÁUDIA DE OLIVEIRA

    Ótimo texto, LEONARDO !!! Há algum tempo sou Free Lancer e sempre conheço novas pessoas, e, Graças a Deus, sempre de boa índole e da Paz. Porém a sua última frase me intrigou, pois tenho uns amigos que trabalham em outras empresas e me procuram para saber informações, que muitas vezes me tiram do foco das minhas atividades. Minha família diz que essas pessoas me puxam para baixo. Quando você diz que sou a média das 05 pessoas que mais convivo, eu incluo essas pessoas que me ligam várias vezes ao dia, inclusive finais de semana. Precisarei repensar minha forma de trabalho.