Calculadora Tesouro Direto – Como Utilizar em 3 passos

Nesse vídeo quero ensinar você como utilizar a calculadora do tesouro direto em 3 passos simples. É muito importante simular seus resultados para ter mais confiança na hora de investir.

 


 

Para os que não gostam de vídeo ou que preferem algo escrito fiz uma versão resumida do vídeo abaixo:

#1 – Procurar no Google

 

No primeiro passo você deve procurar no google tesouro direto calculadora. Depois só clicar no link Tesouro Direto – Calculadora – STN conforme a imagem abaixo.

calculadora-tesouro-direto-1

Quando entrarmos na página poderemos ver os títulos disponíveis para compra com seus respectivos vencimentos, taxas e preços unitários conforme a imagem abaixo.

calculadora-tesouro-direto-2

Lembrando que o valor mínimo para investir é 1% do preço do título respeitando o valor mínimo de R$ 30,00.

 

#2 – Como usar a calculadora do Tesouro Direto

 

Existem 6-8 campos que devem ser preenchidos para você utilizar a calculadora:

calculadora-tesouro-direto-3

  1. Título: Nesse campo você deve escolher qual título vai comprar. Lembrando que não existe um melhor título, mas sim um título mais adequado para o seu perfil e para o seu objetivo. Se você ainda não conhece os títulos leia esse artigo clicando aqui para aprender mais.
  2. Data da Compra: Aqui você coloca a data do dia que você irá comprar o título.
  3. Data do Vencimento: Você deve inserir a data do vencimento do título, conforme a tabela acima onde estão os títulos disponíveis descritos.
  4. Valor Investido: Aqui você insere o valor que irá investir no título. Sempre lembrando que o valor deve ser múltiplo de 1% do valor do título. Se o título custar 700 reais, por exemplo, você pode investir múltiplos de 7.
  5. Taxa do papel na compra (%a.a.): Nesse campo você deve colocar a taxa do papel na compra que também está disponível na tabela.
  6. Taxa de administração do banco/corretora (%a.a.): Aqui você coloca quanto a sua corretora ou banco cobra de taxa de administração. Se você não souber o valor que ela cobra, basta clicar Nesse Link e procurar a instituição que você utiliza.
  7. Taxa Selic para o Período (%a.a.): Esse campo aparece se você escolher a LFT como título. Você pode pesquisar o Relatório Focus para ter uma estimativa de qual será a taxa Selic média do período.
  8. Taxa de Inflação (IPCA) para o Período (%a.a.): Esse campo aparece se você escolher o Tesouro Direto IPCA+ (NTN-B Principal) ou Tesouro Direto IPCA+ com juros semestrais (NTN-B). Da mesma forma que o item anterior você pode buscar estimativas no Relatório Focus.

 

#3 – Analisando o Resultado

 

calculadora-tesouro-direto-4

  • Supondo que escolhemos uma LTN;
  • E que o dia da compra foi 27/04/2015;
  • Com vencimento em 01/01/2018;
  • Valor investido foi de R$ 1.000,00;
  • Taxa do papel na compra foi de 13,22% a.a.;
  • E a taxa de administração do banco/corretora é de 0,10% a.a.;

 

Chegamos aos seguintes resultados…

calculadora-tesouro-direto-5

De acordo com a imagem podemos perceber que a rentabilidade líquida depois das taxas e I.R. (a.a.) foi de 11,05%.

Analisar essa tabela com resultados é uma excelente forma de perdermos o medo e vermos com transparência tudo o que nos cobram quando investimos no tesouro direto.

Se você quiser aprender mais sobre o Tesouro Direto e dominar o assunto para investir de forma Segura e Rentável, convido você para fazer parte do treinamento Tesouro Direto Express clicando Aqui!

Nele abordo com detalhes cada título e ensino como escolher o título mais adequado para você.

Se você gostou do artigo / vídeo, deixe seu comentário abaixo.

Ele é muito importante para mim!

Não esqueça também de baixar o ebook Gratuito para começar HOJE mesmo a transformar a sua vida financeira  Clicando AQUI.

Abraço e bons investimentos