Aprenda a viver de renda em 8 passos

Nesse artigo quero mostrar para você em um passo a passo como qualquer pessoa pode viver de renda. Tudo que você precisa é de tempo e começar a aplicar isso AGORA, não deixe para depois. Além disso, disponibilizei algumas planilhas para ajudá-lo nessa tarefa!

 

#1 – Ganhe mais dinheiro

 

Parece meio óbvio, mas uma das formas para você viver de renda é buscar ganhar mais dinheiro, aumentando seu salário ou aumentando os lucros no seu negócio. Você então vai me perguntar: “Ok, eu quero ganhar mais dinheiro e sempre quis, mas se fosse tão fácil eu já estaria ganhando!”.

Para ganharmos mais dinheiro, seja no nosso negócio ou seja no nosso emprego, precisamos agregar mais valor ao nosso produto ou serviço. As pessoas não se importam em pagar mais caro por algo que conseguem ver que possuem maior valor agregado.

Para um negócio, uma ótima forma de agregar valor ao seu produto ou serviço é melhorar seu relacionamento com o cliente. Não se esqueça de que o cliente adora ser ouvido e é ele quem decide o que você irá vender e não você. Busque escutá-lo que você irá se surpreender com os resultados.

Para você que tem um emprego busque sempre fazer mais. Lembre-se que a pessoa que contratou você fez isso porque ela tem problemas para resolver e espera que você resolva. Busque ser proativo, buscar soluções e fazer mais que o que for pedido. É só uma questão de tempo para que você comece a se destacar se alcance a tão sonhada promoção.

Se mesmo assim você não conseguir aumentar a sua renda e tiver tempo livre, busque fazer um negócio paralelo. Essa é uma alternativa muito interessante para quem possui um trabalho com remuneração mais estável, pois permite que você possa buscar novas alternativas de renda com a segurança que o seu emprego lhe fornece. Algo interessante de se é anotar em um papel os problemas que você tem durante o dia. Você irá se surpreender com as soluções que o mundo precisa e que você pode criar!

 

#2 – Crie o hábito de poupar

 

Apesar de ser algo que parece difícil, poupar não é tão complicado assim. Você deve ganhar mais do que gasta, é uma conta simples. No entanto, algumas pessoas possuem dificuldades para poupar. Para elas recomendo o seguinte:

Fazer uma lista de todos os seus gastos e ordená-los por ordem de necessidade. Você verá que muitas coisas são dispensáveis e é bem provável que você pague por serviços e/ou produtos que nem mesmo utiliza

Se mesmo assim você não consegue gastar menos do que ganha, pense que existem pessoas que ganham menos que você e conseguem poupar. Pense sobre os seus gastos e pense se você está vivendo um padrão de vida de acordo com o seu perfil. O que mais existe hoje são pessoas que gostam de viver de acordo com a aparência e adquirem bens que são excelentes no curto prazo, mas que não são sustentáveis baseados nos salários que recebem. Enfim, essas pessoas viram escravos do consumismo e trabalho para o dinheiro e não o contrário.

Não fique paranoico com todas as despesas, mas pense que sempre é possível poupar.

Deixo para você esse LINK que lhe dará acesso a uma planilha que irá ajudá-lo a organizar o seu orçamento e a poupar dinheiro! Não esqueça que isso só depende de você!

 

#3 – Quite as suas dívidas

 

Os juros compostos são maravilhosos quando trabalho a seu favor. No entanto, quanto estão contra você serão extremamente danosos! Por esse motivo, você deve evitar se endividar. Mas isso para qualquer dívida? Não necessariamente. Se você tem uma dívida que paga 0,3% ao mês e com esse dinheiro você consegue investir no seu negócio ou em qualquer outra coisa e tem um retorno de 0,5% isso é bom! Mas por que?

Porque você paga 0,3% de juros, mas tem um retorno de 0,5%, ou seja, 0,5 – 0,3 = 0,2. Logo, os juros estão trabalhando a seu favor! Lembre-se que os juros a seu favor são excelentes. Contra você eles são extremamente danosos!

Agora se você paga juros de 1% ao mês e com esse dinheiro consome produtos e/ou serviços, ou para investir o seu dinheiro a uma taxa inferior a 1% o resultado não vai ser nada bom.

Não se esqueça de barganhar descontos quando for comprar produtos à vista. Caso queira aprender mais sobre esse assunto de uma olhada na videoaula à vista ou a prazo!

 

#4 – Estabeleça objetivos mensuráveis

 

É muito importante você ter uma meta e segui-la. Já percebeu que quando temos algo escrito na nossa frente e vemos aquilo diariamente é difícil de esquecermos? Coloque o seu objetivo num papel e deixe ele em um local VISÍVEL. Você pode ter vários objetivos e vários planos para alcançá-los. Seja uma viagem, seja a sua aposentadoria, seja VIVER DE RENDA. Tudo é alcançável!

Lembre-se que grandes empresas possuem um planejamento e por isso tem sucesso. O que você mais acha que tem chance de dar certo:

  • Juntar quando dinheiro der e investir no que está afim.
  • Juntar uma quantia pré-determinada, investir em produtos de acordo com o seu perfil e prazo.

Pode parecer meio óbvio, mas por mais que você saiba disso é bem provável que você não tenha um objetivo bem definido, ou se tem é bem provável que não siga ele. Considerando que você tem um objetivo: ele é mensurável ou ele pode mudar de acordo com o seu humor diário? Um exemplo de objetivo mensurável é: Conseguir R$ 1 milhão em 30 anos. E, por incrível, que pareça não é nada impossível!

Se possível pegue esse seu objetivo de 30 anos, por exemplo, e separe em pequenas metas de prazos menores. Assim ficará mais fácil você corrigir seus erros se estiver saindo da rota. Não se esqueça de que um pequeno desvio no começo de uma viagem pode fazer com que você pare bem longe do seu destino final, caso você não corrija a rota no meio do caminho.

 

#5 – Invista no seu conhecimento

 

Como qualquer outro assunto, o tema investimentos é extremamente grande. Cada vez mais lemos mais dúvidas temos, mas ao mesmo tempo menos ingênuos e mais preparados nos tornamos para investir o nosso dinheiro. Eu particularmente já perdi a conta de quantos livros, artigos, videoaulas, podcasts, já vi sobre investimentos. Apesar de tudo isso, ainda tenho muito a aprender!

Você verá que muitos livros acabam sendo repetitivos em alguns assuntos, até porque eles são consenso e servem de base para a educação financeira. Mesmo assim, cada livro, cada artigo possui uma peculiaridade, ou uma sacada, que vale a pena a leitura. Existem diferentes pontos de vista sobre investimentos e NÃO EXISTE UMA FÓRMULA MÁGICA para se ganhar dinheiro de forma fácil. Isso mesmo, pode ser uma frase chocante para alguns, mas ela não existe.

Outra coisa chocante é que se você ler e estudar bastante sobre o assunto você saberá mais que grande parte das pessoas que passam o dia na frente do computador observando o mercado financeiro. Posso dizer uma coisa para você: existem pessoas extremamente boas e qualificadas, mas também existem pessoas que não leram nem 10 livros sobre mercado financeiro ou finanças. Por isso sempre escolha muito bem com quem você irá investir o seu dinheiro!

Além disso, a melhor pessoa para você confiar é em você mesmo. Se você entender sobre o assunto, poderá investir como quiser, testar as mais diferentes estratégias, mas ao mesmo tempo terá que ter responsabilidade para assumir suas perdas. Não vejo isso como algo negativo, mas sim como algo extremamente positivo que faz parte do processo de aprendizagem.

 

#6 – Conheça os veículos de investimento

 

Lembre-se sempre que o investimento é um meio e não um fim. E o que isso significa? Chamamos os investimentos de veículos porque ele é um meio para você atingir um objetivo. Imagine que você deseja ir para a China. Será que a bicicleta é o melhor meio para você ir para lá? Certamente não. Da mesma forma como se você quiser ir na padaria da esquina não irá de avião!

Por isso sempre busque se informar bem sobre os produtos que irá investir. Veja se ele é o melhor veículo para você alcançar o seu objetivo (destino). Para lhe ajudar nessa tarefa já escrevi sobre vários veículos e pretendo escrever ainda mais. Aqui vai uma lista sobre os tipos de investimentos:

Quando você ler sobre esses veículos, verá que cada um possui características específicas que podem ser mais interessante para o seu perfil ou para determinado objetivo. Por exemplo, para curto prazo o investimento em bolsa de valores pode não ser o mais adequado.

 

#7 – Saiba quanto você precisa para viver de renda

 

O conceito de liberdade financeira é algo bastante relativo. Digo isso, pois pessoas que gastam menos mensalmente tem mais facilidade para alcançá-la, já que precisam acumular um capital menor para viver de renda.

Além de saber quanto você precisa para viver, é importante saber quanto tempo tem para juntar essa quantia. Cada vez menor o seu prazo para juntar dinheiro, mais você precisará acumular ou maiores terão que ser os rendimentos dos seus investimentos. Por isso se preocupe em começar a poupar cedo. Tendo um prazo longo para juntar dinheiro, o rendimento e o valor poupado não necessitarão ser muito grandes para você alcançar a sua liberdade financeira.

Para saber quanto você precisa acumular para viver de renda recomendo baixar essa planilha. Nela você poderá fazer simulações de quanto precisa poupar mensalmente e por quantos anos para alcançar a sua liberdade financeira. Para baixar a planilha basta clicar AQUI.

viver-de-renda-planilha

 

#8 – Acompanhe seus investimentos

 

É muito importante que você acompanhe seus investimentos ao longo da trajetória. Como falei no passo 4, veja se suas metas de curto prazo estão sendo cumpridas. Ao longo dessa trajetória, podem ocorrer algumas mudanças econômicas, como mudança na taxa de juros, que farão com que você tenha que rever o seu plano.

Por esse motivo, acompanhar seus investimentos para ver se eles estão de acordo com suas metas é essencial. Não esqueça de sempre procurar novas alternativas de investimento que estejam de acordo com seu perfil e objetivo. Muitas vezes não ficamos por dentro das alternativa mais interessante por termos outras atividades. Por isso recomendo que você conheça um corretor de confiança, pois assim ele pode ajudar você mostrando diferentes alternativas.

 

Recapitulando

 

  • Buque alternativas para ganhar mais dinheiro. Você pode agregar mais valor aos seus produtos ou serviços.
  • Sempre há formas de você ganhar mais, saia da zona de conforto!
  • Comece a poupar hoje mesmo. Se você gasta mais do que ganha está vivendo um padrão de vida acima do que você suporta.
  • Quite as suas dívidas! Da mesma forma como os juros compostos são favoráveis quando estão trabalhando para você, eles são exterminadores de patrimônio quando estão trabalhando contra você.
  • Estabeleça objetivos que você consegue mensurar. Objetivos que são subjetivos podem mudar a qualquer momento. Não esqueça que a sua mente poderá fazer isso para lhe proteger, mas no final pode acabar prejudicando você.
  • Leia todo material que puder, assista aulas, questione o que existe. Enfim, faça o que for possível para adquirir mais conhecimento sobre investimentos e finanças pessoais. Todos livros possuem algo que é provável que você não tenha visto.
  • Conheça os veículos de investimento. Afinal são eles que vão levar você até o seu objetivo. Não precisa ser um expert em cada um, mas entenda os riscos e se eles estão de acordo com o seu perfil e objetivo.
  • Calcule o seu custo de vida. Se ele for muito alto, você precisara de mais dinheiro para alcançar a sua independência financeira. Se ele for baixo, mais rápido você poderá desfrutar da liberdade.
  • Acompanhe seus investimentos e suas pequenas metas. Pequenos percursos, se corrigidos rapidamente, não levam a grandes desvios na sua rota. Por isso tente fazer um acompanhamento no mínimo uma vez por ano.

Não esqueça de baixar o ebook gratuito Clicando Aqui!

Ficou com alguma dúvida? Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo!

2017-03-11T16:11:22+00:00 Enriquecimento, Mindset|2 Comments
  • Liliane Monteiro

    Não consigo abrir a planilha. Podem me ajudar?

    Artigo muito bom 🙂

  • Rafael Reis

    Não estou conseguindo baixar a planilha. Aparece erro no dropbox.